SEJ lança programa “Juventude em Ação Voluntariado para o Serviço Público”
O programa, segundo um documento entregue aos jornalistas, terá a duração de quatro meses, incluindo um mês de preparação, que contará com o lançamento do projeto ,seleção dos jovens e formação.
Ao presidir a cerimónia de abertura, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto Maria da Conceição Évora destacou que o momento representa o reconhecimento oficial da juventude como força vital do país, e reiterou a determinação do Governo e parceiros de colocar os jovens no centro das prioridades de desenvolvimento nacional.
“Ao lançarmos este programa, o Governo da Guiné-Bissau reafirma o seu compromisso estratégico com a juventude, desde a inclusão social, passando pelo fortelecimento da cidadania ativa, com o emprego digno, educação transformada e igualdade de oportunidades oferecidas”,disse a ministra.
Conceição Évora manifestou a sua preocupação em relação ao consumo de substâncias maléficas à vida, que nos ultimos tempo ganhou propagação, contribuindo para o aumento da delinquência juvenil e o abandono escolar.
“O Governo tem acompanhado com grande preocupação estes acontecimentos, e está empenhado, de uma forma responsável e coerente, no combate à esse flagelo. Foi com este espírito que se criou a Comissão Interministerial Social, um mecanismo de resposta articulada e integrada do Estado, com o objetivo de proteger a juventude guineense das ameaças que comprometem o seu futuro”, rerefiu a governante.
O Secretário de Estado da Juventude, Lesmes Mutna Freire Monteiro, acrescenta que o programa foi criado para que os jovens guineenses possam dar as suas contribuições para melhorar a eficácia dos serviços públicos.
“O défice no atendimento público,associado a fraca circulação de informações institucionais acabam por fragilizar a confiança dos cidadãos no Estado. Isso abre brechas para a prática de corrupção, e má conduta nas instituições públicas”, disse Monteiro
Ainda referiu que o programa surgiu como resposta institucional do Ministério da Cultura Juventude e Desportos (MCJD) para o reforço das capacidades de atendimento das instituições estatais, com envolvimento de 50 jovens que serão mobilizados com base em critérios de civismo, proatividade e espirito de liderança.
“50 dos 60 jovens voluntários selecionados serão colocados em diferentes instituições para, a título de exemplo, auxiliar nas receções, para evitar a aglomeração de utentes ”, disse o Secretário de Estado da Juventude.
“Haverá avaliação mensal dos jovens através da Comissão que fará a munitoria do desempenho, a fase piloto do projeto termina em Novembro, com entrega de certificados de mérito, e o projeto poderá ser renovado dependendo da disponibilidade financeira”, acrescentou Mutna Fereira Monteiro.
O lançamento do “Pograma Juventude em Ação, Voluntariado para o Serviço Público”, que serve para mudar a conduta dos jovens na sociedade, coincidiu com a celebração do dia Mundial da População, cujo lema do presente ano é “Capacitar os Jovens para Criarem a Família que Desejam num Mundo Justo e Cheio de
Notabanca; 11.07.2025








Sem comentários:
Enviar um comentário