quinta-feira, 13 de julho de 2023

SINDICALISTAS PEDEM DEMISSÃO DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS POR FALTA DE TRANSPARENCIA

O Sindicato de Base dos Funcionários do Tribunal de Contas pediu hoje a exoneração urgente do presidente desta instituição, com vista a salvaguarda da boa imagem desta instituição fiscalizadora das contas públicas guineense. 

O pedido é do presidente da organização de base dos trabalhadores do Tribunal de Contas, esta quarta-feira durante uma conferência de imprensa, que visa falar de actual clima de mal-estar que esta a ser vivida nos últimos tempos, entre a direção e o sindicato de base dos funcionários.

 Alexandre Aliu Gomes disse ainda que o atual presidente do Tribunal de Contas não reúne condições aceites para continuar a dirigir esta instituição.

 

“O atual presidente não tem condições de continuar a dirigir esta instituição, porque se notarmos a cara dos funcionários, os seus espíritos demostram claramente que este não reune as condições aceites, por isso, pedimos a sua exonoração o mais rápido possível como forma de salvaguardar a boa imagem deste casa instituicional”, afirmou.

 

Zaías José Ramalho vice-presidente da mesa de Assembleia-geral insta o presidente do Tribunal de Contas a evitar interferências, no que concerne a legitimação do novo órgão do Sindicato de Base dos Funcionários.

 

“ Quero só pedir ao presidente que deixe de lado o processo eleitoral e quem vier a ser o vencedor deste embate para que chame-o no seu gabinete para conversare para que possamos prosseguir, até porque ele não é parte neste processo eleitoral. Lembro-me que uma vez tinha-me dito que não quer que o Tribunal de Contas seja como Ministerio Público com dois sindicatos, mas estamos a caminhar para o mesmo percurso”, alertou o sindicalista.

 

Ainda, o presidente do Sindicato de Base dos Funcionários do Tribunal de Contas acusa o responsável máximo do Tribunal de Contas, de estar a interferir nos assuntos da legitimação do sindicato em causa, mas também de estar a atribuir férias só as pessoas que lhe apetecer.

 

No entanto, afirma ainda que a atual direção está a executar o incumprimento na transparência, em termos da administração do cofre do referido estabelecimento.

 

Segundo as informações, as eleições para a escolha do novo dirigente do Sindicato de Base dos Funcionários deverá acontecer nesta sexta-feira.

 

Sobre estas acusações a Rádio Sol Mansi tentou contatar o presidente deste do Tribunal de Contas através do Gabinete de Comunicação mas este prefere remeter-se ao silêncio prometendo pronunciar no momento oportuno se for o caso.

Notabanca; 13.07.2’23

Sem comentários:

Enviar um comentário