quarta-feira, 5 de julho de 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA "ESTÁ BEM-DISPOSTO, A FALAR NORMALMENTE", INFORMA CHEFE DA CASA CIVIL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "está bem-disposto, a falar normalmente", depois de ter tido uma indisposição no fim de uma iniciativa em Almada, disse o chefe da sua Casa Civil.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a Exposição das Forças Armadas durante as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Régua, 10 de junho de 2023.

De acordo com Fernando Frutuoso de Melo, que falava aos jornalistas à entrada do Hospital de Santa Cruz, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa "chegou a desmaiar, mas recuperou rapidamente", os sentidos.

"Está conscientíssimo, aliás, posso-lhe dizer que me ligou do telemóvel da ambulância, portanto, está perfeitamente", referiu o chefe da Casa Civil da Presidência da República.

"Nem queria que anulássemos a agenda da tarde", acrescentou.

Segundo Frutuoso de Melo, a situação "parece um simples desmaio, mas obviamente os médicos vão fazer os exames todos que acham necessários", e depois, "em função disso, os médicos decidirão" o que deve ser feito.

A indisposição de Marcelo Rebelo de Sousa aconteceu no fim de uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no concelho de Almada, que não constava da sua agenda enviada à comunicação social.

Nesta visita, estava acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Para hoje, às 17:00, o chefe de Estado tinha prevista uma iniciativa com alunos no Jardim Botânico Tropical, em Lisboa.

"NÃO HÁ NADA A FAZER PARA PARAR A HIPERATIVIDADE DO PRESIDENTE", DIZ O SEU MÉDICO PESSOAL

Daniel de Matos, médico pessoal de Marcelo, diz que há muito lhe pede para "frenar" o ritmo e acrescenta ser muito difícil conseguir abrandar o Presidente da República". Médicos do Hospital de Santa Cruz confirmam que desmaio se deveu ao calor e que está tudo bem..

O médico pessoal do Presidente diz que conhece Marcelo "desde os dez anos" e que não há nada a fazer para conseguir "frenar um bocadinho a hiperatividade do Presidente" da República. "Sempre foi assim, sempre será".

Questionado se o Presidente pode falar com os jornalistas, Daniel de Matos respondeu que sim, e que ele queria falar já, "nós é que não deixamos", sublinhou acompanhado pelo chefe da Casa Civil e pelo Diretor Clínico do Hospital de Santa Cruz que, momentos antes, disse que o Presidente está bem e aguarda pelo resultados dos exames.

"O Presidente está muito bem, está normal, conversa connosco na plena posse das suas capacidades e, portanto, tudo o que se passou se deveu a uma situação benigna replicada pelas condições climatéricas que estamos a viver", declarou o Diretor Clínico do Hospital de Santa Cruz, Miguel Mendes.

"Foram feitos exames normais, muito semelhantes aos que fazem numa quebra de tensão", disse o clínico que acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa quando deu entrada na urgência do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide.

“LIGUEI PARA O CHEFE DA CASA CIVIL, MAS FOI O SENHOR PRESIDENTE QUE ME ATENDEU”, ANTÓNIO COSTA

O primeiro-ministro teve conhecimento do desmaio do Presidente através da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que estava no mesmo evento que Marcelo, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, em Almada.

 António Costa disse esta tarde aos jornalistas que tentou falar com o chefe da Casa Civil para saber do estado de saúde do Presidente da República e foi o próprio quem lhe atendeu o telefone.

“O senhor presidente da república atendeu-me o telefone, estava com muito bom humor e não me pareceu que estivesse preocupado com o seu estado de saúde”, disse António Costa.

Ao início da tarde desta quarta-feira, Marcelo de Rebelo Sousa sentiu uma indisposição e desmaiou numa visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Costa da Caparica, acompanhado da ministra da Ciência, Elvira Fortunato.

"A ministra da Ciência, que estava ao seu lado, alertou-me que tinha havido um problema [com o Presidente]. Depois disso, fui mantendo o contacto com o chefe da Casa Civil e, agora, [nesta última chamada], foi o próprio Presidente da República a atender", explicou o primeiro-ministro.

“O presidente estava muito otimista. Não acho que haja razões para não estar”, acrescentou António Costa que está em Viseu a visitar  uma fábrica.

Questionado sobre se acha que Marcelo de Rebelo de Sousa deve repousar, António Costa respondeu que “não vale a pena pedir ao Presidente da República para abrandar porque isso não está na sua natureza”.

O Presidente da República foi transportado para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde se encontra sob observação, "por precaução". Entretanto, a agenda para o dia de hoje foi cancelada.

 

Notabanca; 05.07.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário