NAÇÕES UNIDAS PEDEM CHEFE MILITAR GUINEENSE PARA DISPONIBILIZAR UMA UNIDADE PARA MANUTENÇÃO DA PAZ
O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Biaguê Na Ntan disse hoje em Bissau que os militares guineenses estão empenhados na preparação visando as futuras participações em missões de paz das Nações Unidas.Na Ntan falava na abertura do Exercício Militar Conjunto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), denominado Felino, que decorre durante uma semana no país.
“Recebi das Nações Unidas uma carta a pedir a disponibilização de uma unidade para participar em Missões de paz”, revelou Nan Ntan.
Referindo ao Felino, disse que o objetivo fundamental desses exercícios é preparar os militares da CPLP para participar e competir em qualquer missão de paz das Nações Unidas e de apoio ao salvamento em catástrofes naturais”.
Por sua vez, e em nome dos organizadores do evento, o oficial militar português, Ricardo Cristo disse que os exercícios da série Felino não são mais do que uma preparação de uma força conjunta e combinada para poder operar ao nível operacional e tático, nos teatros de operações de paz e de ajuda humanitária.
Cristo acrescentou que o exercício Felino está sob o mandato das Nações Unidas, frisando que , para não colidir com a doutrina de cada Estado membro da CPLP foi criada um Estado Maior conjunto que irá coordenar toda a operação.
As forças armadas da Guiné-Bissau, na sequência de várias situações golpes de estado, haviam sido suspensas das missões de paz da ONU.
Notabanca; 17.07.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário