GOVERNO CONSIDERA DE “ATOS DE VANDALISMO” CONFRONTO NO BAIRRO DE HÁFIA EM BISSAU
O Governo diz “condenar com veemência os atos de vandalismo”, ocorridos segunda-feira no Campo Comunitário do bairro de Háfia, em Bissau.A condenação vem expressa no comunicado do Conselho de Ministros reunido hoje em sessão extraordinária sob a presidência do primeiro ministro Nuno Gomes Nabiam, à que a ANG teve acesso.
No comunicado, o coletivo governamental instruiu os membros do Governo que tutelam as áreas de ordem pública, da administração do território e do desporto para promoverem uma concertação prévia em ordem à adoção de medidas que garantam a delimitação e preservação de determinados espaços comunitários.
Os jovens do bairro de Háfia destruíram, segunda-feira, as boutiques em construção na proximidade do campo de futebol do mesmo bairro e vandalizaram duas viaturas da proprietária de uma das obras em curso no mercado local.
As Forças de Ordem dispararam alguns tiros ao ar e lançaram gás lacrimogéneo para dispersar os jovens em protesto contra as construções no campo daquele bairro tendo causado ferimentos em alguns.
De acordo com o comunicado, o Conselho de Ministros adoptou o Relatório sobre o bloqueio de salários do Pessoal de Quadro do Ministério da Educação Nacional.
Sobre esse assunto, o coletivo ministerial instruiu a ministra da Educação Nacional a promover a execução das medidas necessárias visando um efetivo controlo e apuramento do número real, quer de docentes quer do pessoal administrativo, em serviço naquele departamento governamental.
Recomendou ao mesmo ministério a prosseguir com o controlo rigoroso dos funcionários em efetividade de funções, para desta forma criar as premissas para o início do próximo Ano Letivo, em tempo útil.
Notabanca, 18.07.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário