JOSÉ MÁRIO VAZ É MEMBRO DO CONSELHO DE ESTADO E PAIGC VAI LIDERAR A GOVERNAÇÃO DO PAÍS
“Ou um. Ou outro, ou Nunca”. O Presidente da Republica Umaro Sissoco Embalo nomeou segunda-feira, o antigo chefe de Estado José Mario Vaz como membro do Conselho de Estado.
A informação consta numa nota informativa do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República da Guiné-Bissau a que ANG e Notabanca tiveram acesso hoje, que cita o Decreto Presidência número 38/2023.
A nomeação do ex-presidente JOMAV acontece após o analista político Fransual Dias e dirigente do Partido de Renovação Social (PRS), ter demitido do cargo do membro do Conselho de Estado da Guiné-Bissau depois do ataque armado à sua residência.
O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República.
O órgão é composto para além do Presidente da República, pelos Presidente da Assembleia Nacional da República, o Primeiro-Ministro e mais cinco cidadãos designados pelo Chefe de Estado pelo período correspondente à designação do seu mandato presidencial. Recordamos que, ex-presidente JOMAV foi quem derrubou o Governo liderado pelo presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira. E, com a nomeação de José Mário Vaz como conselheiro do Presidente Sissoco Embaló, o que poderá acontecer, tendo em conta que, ex-presidente JOMAV não dispõe de boas relações com a atual direção do PAIGC?
A ver vamos!
Notabanca; 27.06.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário