FBI PRENDE SUSPEITO EM BARCELONA POR BURLA DE MAIS DE UM MILHÃO DE EUROS
Novo criminoso internacional preso em Barcelona. Numa investigação conjunta entre a Polícia Nacional espanhola e o FBI americano, foi detido em Barcelona um homem de nacionalidade polaca com passaporte diplomático da Guiné-Bissau procurado e capturado por uma burla de mais de um milhão de euros.
Ele foi flagrado tentando entrar na cidade de Barcelona, pelo aeroporto El Prat, vindo de Dubai. Quando ele foi preso, a polícia revistou sua mansão em Ibiza, onde os investigadores apreenderam aparelhos eletrônicos, a chave de um veículo de luxo, documentação e uma grande quantidade de joias.
CAÇADO PELO FBI EM BARCELONA
De acordo com a investigação do FBI, o detido se fez passar por funcionário de um depósito comercial respeitável para obter transferências de suas vítimas e defrauda-las.
Além disso, a investigação policial também permitiu provar que pelo menos $ 700.000 foram transferidos por uma vítima americana para uma conta no Reino Unido aberta, com documentação usurpada, em nome de uma terceira pessoa, mas controlada pelo investigado. Era o modus operandi que ele usava para conseguir o dinheiro das vítimas, fingindo ser um VIP comercial. Embora a burla em investigação ultrapasse um milhão de euros, a polícia não descarta a possibilidade de haver mais vítimas.
O suspeito tinha um Mandado de Prisão internacional pela suposta prática dos crimes de fraude, roubo de identidade e lavagem de dinheiro, além de um histórico de tráfico de armas.
Por fim, os agentes o prenderam em meados de junho no aeroporto de El Prat, quando ele chegava de um voo de Dubai. Na altura o homem entregou um passaporte diplomático da Guiné-Bissau, que está agora a ser investigado para saber se é real e se o homem tem ou não relações diplomáticas com este país da África Ocidental.
BUSCA DA MANSÃO EM IBIZA
A Comissão Rogatória Internacional que pediu a prisão do homem também autorizou a busca na casa que o detido tem em Ibiza. Ali entraram agentes da Polícia Nacional e do FBI e inúmeros aparelhos eletrônicos - entre os quais cinco computadores, nove celulares, dois discos rígidos, quatro memórias USB e oito cartões SIM -, documentação diversa da estrutura da sociedade e grande quantidade de joias.
Notabanca; 30.06.2023

Sem comentários:
Enviar um comentário