sexta-feira, 30 de junho de 2023

FBI PRENDE SUSPEITO EM BARCELONA POR BURLA DE MAIS DE UM MILHÃO DE EUROS

Novo criminoso internacional preso em Barcelona. Numa investigação conjunta entre a Polícia Nacional espanhola e o FBI americano, foi detido em Barcelona um homem de nacionalidade polaca com passaporte diplomático da Guiné-Bissau procurado e capturado por uma burla de mais de um milhão de euros.

Ele foi flagrado tentando entrar na cidade de Barcelona, ​​pelo aeroporto El Prat, vindo de Dubai. Quando ele foi preso, a polícia revistou sua mansão em Ibiza, onde os investigadores apreenderam aparelhos eletrônicos, a chave de um veículo de luxo, documentação e uma grande quantidade de joias.

 

CAÇADO PELO FBI EM BARCELONA

 

De acordo com a investigação do FBI, o detido se fez passar por funcionário de um depósito comercial respeitável para obter transferências de suas vítimas e defrauda-las.

 

Além disso, a investigação policial também permitiu provar que pelo menos $ 700.000 foram transferidos por uma vítima americana para uma conta no Reino Unido aberta, com documentação usurpada, em nome de uma terceira pessoa, mas controlada pelo investigado. Era o modus operandi que ele usava para conseguir o dinheiro das vítimas, fingindo ser um VIP comercial. Embora a burla em investigação ultrapasse um milhão de euros, a polícia não descarta a possibilidade de haver mais vítimas.

 

O suspeito tinha um Mandado de Prisão internacional pela suposta prática dos crimes de fraude, roubo de identidade e lavagem de dinheiro, além de um histórico de tráfico de armas.

 

Por fim, os agentes o prenderam em meados de junho no aeroporto de El Prat, quando ele chegava de um voo de Dubai. Na altura o homem entregou um passaporte diplomático da Guiné-Bissau, que está agora a ser investigado para saber se é real e se o homem tem ou não relações diplomáticas com este país da África Ocidental.

 

BUSCA DA MANSÃO EM IBIZA

 

A Comissão Rogatória Internacional que pediu a prisão do homem também autorizou a busca na casa que o detido tem em Ibiza. Ali entraram agentes da Polícia Nacional e do FBI e inúmeros aparelhos eletrônicos - entre os quais cinco computadores, nove celulares, dois discos rígidos, quatro memórias USB e oito cartões SIM -, documentação diversa da estrutura da sociedade e grande quantidade de joias.

Notabanca; 30.06.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário