BISPO DOM SETTIMIO ARTURO FERRAZZETTA NA MEMÓRIA DOS GUINEENSES
A Diocese de Bissau e de Verona/ Itália estão a preparar a homenagem ao seu primeiro Bispo, Dom Settímio Arturo Ferrazzetta, no seu centésimo aniversário de nascimento, no dia 8 de Dezembro deste ano.
A informação foi avançada quarta-feira pelo padre Paulo Araújo de Pina, um dos elementos da comissão inter-diocesana criada para o efeito, numa conferência de imprensa.
Aquele responsável religioso disse que foi agendada várias atividades básicas para os dias, 08 e 09 de Dezembro próximo, como a recolha de fundos, informações sobre a vida e obra de Dom Settímio.
O padre Paulo Pina revelou ainda que a comissão está encarregue de informar a abertura oficial dos eventos.
Lembrou que Dom Settímio Arturo Ferrazzetta entrou na Guiné-Bissau no dia 6 de Maio de 1955 e foi nomeado o primeiro Bispo da Guiné-Bissau, a 21 de Março de 1977 pelo Papa Paulo IV. Estava em Bôr entre 1955 e 1956, depois mudou para Cumura.
No levantamento militar de 7 de Junho de 1998 Arturo Ferrazzetta lutou de modo heróico para a paz e reconciliação nacional, desejo que não conseguiu realizar antes de sua morte à 27 de Janeiro de 1999, aos 74 anos de idade.
A vida de Dom Settímio Arturo Ferrazzetta e outros confrades na Guiné-Bissau, é tida como uma “providência e graça de Deus” para o povo guineense.
Settimio Ferrazzetta foi o fundador do único centro de tratamento de lepra no país.
Notabanca, 22.06.2023

Sem comentários:
Enviar um comentário