SUZI BARBOSA COLOCA PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA PEDIATRIA E MATERNIDADE DE BAFATÁ
O novo centro pediátrico e da maternidade de Bafatá construída com o financiamento da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) contará com sessenta e seis camas, das quais 27 para a maternidade e 39 para a pediatria, uma sala de cirurgia, farmácia e sala de consultas médicas.
Este sábado, 01 de abril de 2023, realizou-se a cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção do edifício, que foi presidida pela ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, na presença da vice-presidente da Comissão da CEDEAO, Dantien Tchinchinbidja, e do ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba.
A obra insere-se no quadro do Fundo de Estabilização e Desenvolvimento Regional daquela organização sub-regional que visa promover a resiliência e o desenvolvimento sustentável, através de investimento em infraestruturas socio-economicas, bem como a criação de oportunidades económicas para os cidadãos, especialmente os jovens e mulheres.
Segundo o documento entregue a imprensa, espera-se, no âmbito deste projeto, o investimento total de cerca de 9,7 milhões de Euros a nível de quatro regiões da Guiné-Bissau, nomeadamente, Gabu, Bafatá, Bolama e Quinara, até dezembro de 2025. O projeto cobre as áreas do reforço da capacidade empresarial, acesso às energias renováveis, desenvolvimento agrícola, acesso à água, da construção de escolas, postos de saúde e centros de formação profissional.
Presidindo à cerimônia, a chefe da diplomacia guineense, Suzi Carla Barbosa, disse que o ato decorre no momento em que o governo e a CEDEAO com o apoio de parceiros levam a cabo algumas iniciativas que visam promover o desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau, sobretudo nas regiões de Bafatá, Gabu e Quinara.
“Reitero aqui o meu compromisso, enquanto governante, de promover e apoiar todas as iniciativas que visam melhorar condições deste hospital. Um hospital com o qual tenho uma especial ligação, porque foi neste hospital que nasci há 50 anos” disse, acrescentando que o lançamento da primeira pedra para a construção destas obras reveste um significado importante para ela, dado que as obras serão feitas pelo fundo da CEDEAO, uma instituição que a Guiné-Bissau preside neste momento e na qual a filha de Bafatá preside o seu Conselho de Ministro.
Por sua vez, a vice-presidente da Comissão da CEDEAO, Damtien Tchinchinbidja, disse que a cerimónia de hoje marca o início de investimentos do fundo na Guiné-Bissau com a construção do edifício para os serviços da maternidade e pediatria com a capacidade de 66 camas.“Estou orgulhosa de vos anunciar que este facto, parte de investimento diretamente concedida pela Comissão da CEDEAO e que testemunha assim a importância dos cuidados de saúde que concedemos a nossa comunidade. Somos também testemunhas dos desafios que as nossas populações confrontaram na sequência das epidemias da saúde pública, designadamente a Ébola e a Covid-19” disse, alertando que é preciso reforçar o sistema de saúde a fim de cumprir com os objetivos da visão 2050, bem como atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Anunciou início das obras dentro de três meses, manifestando a vontade de voltar ao país para a inauguração do centro no final deste ano.
“A Comissão da CEDEAO no quadro do fundo vai fornecer os equipamentos solares, máquinas de descasque de arroz, máquinas de fabricação de blocos para mulheres e jovens orçados em 480 mil dólares norte-americanos”, disse.
Para o titular da pasta de Saúde Pública, Dionísio Cumba, a construção desta maternidade é uma grande doação da CEDEAO à população guineense, particularmente ao povoado de Bafatá, sendo um sinal inequívoco da ação de solidariedade entre os povos da sub-região africana.
“Para nós, este gesto além de contribuir para a redução de sofrimento das nossas mães, demonstra o interesse da CEDEAO no desenvolvimento da Guiné-Bissau”, assegurou.
Notbanca; 03.03.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário