SUZI BARBOSA GARANTE EMPENHO DO GOVERNO PARA VALIDAR DOCUMENTOS DA CEDEAO
A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades garantiu o empenho e a vontade do Governo da Guiné-Bissau em tudo fazer para que os documentos validados na reunião dos ministros da Energia da CEDEAO sejam adotados e implementados, o mais breve possível nas reuniões estatutários da organização.Suzi Carla Barbosa falava no ato de encerramento da reunião dos Ministros da Energia do CEDEAO que decorreu entre os dias 22 à 24 do corrente mês em Bissau, na qual validou os documentos da Política Revista, Código Regional da Energia e a Política de Hidrogenia.
"Quero em nome do Presidente da República, do governo e em meu nome próprio felicitar a comissão da CEDEAO para as infraestruturas, energias e digitalização pela realização do evento na Guiné-Bissau”, disse a governante.
Frisou que foram sem dúvidas três dias de intenso trabalho com objetivo de construção de um mercado regional de eletricidade regulamentada competitivo e capaz de atrair novos investimentos.
A ministra disse que pretende-se com estes documentos adotados produzir a facilidade de investimentos no sector energético e em consequência levar a energia elétrica as comunidades com qualidade e com baixo custo.
Convidou a Comissão da CEDEAO para energia à contar com as suas contribuições na adopção e implementação de quaisquer estratégias ou políticas que visem melhorar a taxa de eletrificação urbana e rurais no espaço CEDEAO.
Suzi Barbosa sublinhou que a estabilidade governativa da Guiné-Bissau e empenho do Presidente em Exercício da Conferência de Chefe de Estado da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló tem sido notório.
“Enquanto governo lanço a firme determinação em continuar a trabalhar pela efetiva integração regional em todos os domínios e contribuir com êxito daquela que é a sua primeira presidência da organização”, salientou.
Suzi Barbosa, felicitou os ministros da Energias presentes no encontro, representantes dos órgãos especializadas da Comissão de CEDEAO para energia e a comissária de UEMOA para energia pelo seus contributos na realização da referida reunião.
De igual modo felicitou os parceiros técnicos financeiros e a equipa dos consultores que conceberam os documentos discutidos na reunião dos ministros e durante os três dias, bem como ao ministro da Energia e Industria da Guiné-Bissau pela forma como conduziu os trabalhos e a organização do evento.
"Juntos construirão um mercado regional de eletricidade livre, competitivo e atrativo em termos de investimento e para o bem-estar das nossas populações”, realçou," a chefe da diplomacia guineense.
Notabanca, 27.03.2023
Sem comentários:
Enviar um comentário