PRESIDENTE SISSOCO DISPARA TIROS EM CUMERÉ E GARANTE QUE O CENTRO MILITAR VOLTA A SER OPERACIONAL
![]() |
| Sissoco Embaló no ensaio de tiro |
Sissoco Embaló fez as declarações duranrte uma visita realizada ao referido centro cujo funcionamento vai contar com a Cooperação militar português e da França.
“Portugal é o nosso parceiro tradicional sobretudo na área de formação técnico militar e já estamos muito avançado. O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas portuguesa veio ao país duas vezes”, referiu Embaló.
Disse esperar que o país consiga capacitar a sua força de defesa e segurança porque “ter uma força de segurança não capacitada sempre é uma desgraça”.
“Vamos começar a pensar no Serviço de Recrutamento Militar Obrigatório mas com um rigor muito forte, e isso evita-nos a ter malfeitores nas forças armadas, que não vão pensar em golpes, e preparados para se defender dos enganos dos políticos”, disse Umaro Sissoco Embaló.
Por sua vez, o ministro de Defesa Nacional, Marceano Silva Barbeiro avançou que, com o término das obras de reabilitação do Centro o governo vai reduzir, consideravelmente, o envio de militares para formação no estrangeiro.
O governante defendeu que é preciso ter a paz porque segundo diz, só com a paz é que os guineenses estarão em condições de desenvolver o país, em todos os sectores.
“Garantir a paz significa que devemos ter uma força armada muito bem preparada, não só tecnicamente boa, como também uma força armada que vai conhecer, de facto, os problemas reais do país”, disse.
Se terminarem os trabalhos de reabilitação, segundo Silva Barbeiro, o Centro vai ter condições para formar oficiais aqui no país, com três anos de curso, onde vão sair oficiais, altamente preparados, tecnicamente e academicamente.
De sublinhar que o Presidente Sissoco Embaló participou no ensaio de tiros no qual, disparou mais de dois tiros contra a placa fixada para exercício militar em Cumeré na presença de chefe militar guineense, Biaguê Na Ntan.
Notabanca; 06.03.2023

Sem comentários:
Enviar um comentário