quinta-feira, 2 de março de 2023

PERITOS DISCUTEM EM DAKAR ESTRATÉGIAS DE PREVENÇA DE EXTREMISMO VIOLENTO

 Cerca de duas centenas de peritos da África Ocidental e Central, entre os quais Ministros responsáveis pela segurança e proteção dos cidadãos, oficiais superiores das forças de defesa e segurança, diplomatas estrangeiros, responsáveis das organizações da sociedade civil e líderes religiosos, iniciaram hoje em Dakar, um Encontro Internacional de Reflexão sobre a Prevenção do Extremismo Violento na África Ocidental e Central.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos está a ser representada neste evento pelo seu Vice-Presidente o Sr. Bubacar Turé, igualmente Coordenador do Projeto Observatório da Paz – Nô Cudji  que luta pela prevenção do radicalismo e extremismo violento na Guiné-Bissau.

 

Este importante encontro que termina no próximo dia 2 de Março, visa proceder um balanço exaustivo sobre as capacidades de respostas dos países das duas regiões e a avaliação do estado da implementação do Plano de Ação do Secretário Geral da ONU sobre a prevenção do extremismo violento na África Ocidental, no Sahel e na África Central, adoptada em 2015, numa altura em que se assiste um aumento brutal de 50% das mortes resultantes deste fenómeno em vários países da CEDEAO e do Sahel..

  

Durante os três dias do encontro, serão discutidos vários temas entre os quais se destacam, o olhar cruzada sobre a prevenção do extremismo violento na África Ocidental e Central, analise atual das manifestações concretas e de causas múltiplas do extremismo violento, as respostas, as grandes tendências, os ganhos específicos e o papel dos responsáveis políticos, das comunidades, jovens e mulheres na definição das politicas públicas de prevenção, a segurança humana e a importância do dialogo político e o papel das forças de defesa e segurança.

 

Igualmente, serão discutidas a ligação entre a governação dos recursos naturais, o modo de vida das comunidades e mudanças climáticas assim como,  a aparente dicotomia entre a luta contra o extremismo violento e a proteção dos direitos humanos.

 

Este encontro internacional foi organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel (UNOWAS), o Centro de Estudos Avançados de Defesa e Segurança do Senegal (CHEDS)  e o Departamento Federal de Relações Exteriores da Suíça.

 

O Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é uma iniciativa do Instituto Marquês Valle Flôr e da Liga Guineense dos Direitos Humanos com o apoio financeiro da União Europeia e Cofinanciamento do Camões –Instituto da Cooperação e da Língua.

Notabanca, 02.03.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário