domingo, 11 de abril de 2021

EMBAIXADA DE JAPAN E ONG AIDA DE MÃOS DADAS PARA SALVAR VIDAS DOS GUINEENSES

COMUNICADO DE IMPRENSA

 “CERIMÔNIA DE ASSINATURA DO CONTRATO DE DOAÇÃO PARA O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM ARMAZÉM PARA MEDICAMENTOS PARA OS MAIS DESFAVORECIDOS EM BISSAU NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA JAPONESA PARA PROJETOS LOCAIS (APL)

Em 9 de fevereiro de 2021, a Embaixada do Japão na República da Guiné-Bissau e a AIDA na República da Guiné-Bissau assinaram um contrato de doação no âmbito da Assistência Japonesa para Projetos Locais (APL).

 

            Esta doação destina-se ao financiamento do «Projecto de construção de um armazém para os medicamentos para os mais desfavorecidos em Bissau» e permitirá construir um armazém de medicamentos para os grupos mais desfavorecidos em Bissau.

 

Este acordo surge na sequência da acção da ONG AIDA que trabalha para a melhoria das condições de vida das comunidades mais débeis, apoiando-se em princípios de justiça e, em especial, na igualdade homens/mulheres.

 

            O projeto visa reforçar a assistência médica às populações vulneráveis de Bissau. O armazém, uma vez construído, poderá responder eficazmente às necessidades de saúde dos cidadãos confrontados com dificuldades de acesso aos medicamentos.  Por vezes, muitas pessoas perdem a vida devido a infecções banais que poderiam ser muito bem tratadas com meios apropriados. Uma melhor prestação de cuidados de saúde é um grande desafio a enfrentar e uma condição indispensável para o desenvolvimento económico e social.

 

 O Japão tem cooperado desde há muito para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau em diversos domínios, como a alimentação, a educação e a saúde, que contribuem para o desenvolvimento humano. Continuaremos sempre a cooperar com a Guiné-Bissau.

 

A Guiné-Bissau enfrenta muitas dificuldades, incluindo a pandemia do COVID-19, e o povo da Guiné-Bissau enfrenta-as corajosamente, dedicando grandes esforços para impulsionar o desenvolvimento da nação. O Japão está disposto a acompanhar estes esforços.

 

O Presidente da ONG beneficiária, Javier Gila, congratula-se com esta doação. "É motivo de grande orgulho poder contar com o apoio do Governo japonês para uma nova etapa do trabalho de cooperação da AIDA. Por mais de 20 anos, nosso objetivo é fornecer serviços de qualidade para os mais vulneráveis e, sem dúvida, acreditamos que a construção deste armazém de medicamentos nos permitirá fornecer essa ajuda preciosa a milhares de famílias que não têm acesso à saúde. Os nossos profundos e sinceros agradecimentos por este apoio, em nosso nome, e certamente em nome de todos aqueles que batem à nossa porta todos os dias", declarou.”

Notabanca; 11.03.2021

Sem comentários:

Enviar um comentário