"ORGANIZAÇÕES DA CLASSE JORNALISTICA NÃO NECESSITAM DE BRAÇO DE FERRO”-bastpnário
O Bastonário de Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau, António Nhaga, disse que as Organizações que defendem a classe jornalística não necessitam de conflitos como fazem partidos políticos no país.
Numa entrevista exclusiva à ANG, sobre a recente criação da Confederação Nacional dos Sindicatos e Associações de Imprensa(CONSAI), António Nhaga disse congratular com qualquer organização jornalística criada para ajudar na dignificação de classe da comunicação social.
De acordo com o Bastonário de Ordem dos Jornalistas, a sua instituição não tem capacidade de impedir ou admitir uma organização no setor jornalístico, e nesta linha a Ordem dos Jornalistas estava representada na primeira Assembleia da Confederação Nacional dos Sindicatos e Associações de Imprensa (CONSAI).
Segundo Nhaga, a ideia da sua instituição é trabalhar com todas as organizações no setor jornalístico para continuar os projetos de reformas iniciada, nomeadamente: a definição do Modelo de Negócio, Carteira Profissional e a capacitação da nova geração dos profissionais dos mídia para atender os desafios actuais.
"Toda a organização que comunga desses objetivos citados acima com a Ordem, vai contar com o nosso apoio para trabalharmos juntos com vista atingir estes fins" disse António Nhaga.
Salientou que cada organização da classe jornalística, incluindo a recém criada, têm a sua natureza específica, e que nenhuma vai substituir a outra, e que, nesta lógica, devem trabalhar, em sintonia, para o bem-estar da comunicação social guineense.
Um grupo de jornalistas, alguns deles da antiga direção
do sindicato de jornalistas, criaram sábado passado (6) uma nova organização na
classe , denominada de Confederação
Nacional dos Sindicatos e Associações de Imprensa (CONSAI), e elegeram o
Jornalista Alen Iero Embaló como seu Presidente.
Para além da recém criada CONSAI, a classe conta com um sindicato O SINJOTECS, uma Ordem e uma associação de mulheres profissionais da comunicaçã.
Notabanca; 10.03.2021
Sem comentários:
Enviar um comentário