terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

“NUNCA AS RELAÇÕES POLÍTICAS E DIPLOMÁTICAS DA GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE ESTIVERAM BOAS COMO ATUALMENTE”

A Ministra dos Negócios  Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzy Carla Barbosa, afirmou segunda-feira em Bissau que as relações políticas e diplomáticas entre  a Guiné-Bissau e Cabo Verde nunca foram tão boas como atualmente.

Suzy  Barboza falava à imprensa à saída da audiência com o Ministro Cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Rui Alberto de Figueiredo Soares disse que a inauguração da chancelaria da República de Cabo Verde, pela primeira vez na Guiné-Bissau, provou que os dois países estão mais unidos do que nunca.

Informou que durante a audiência com o seu homólogo cabo-verdiano analisaram a mobilidade entre os dois países e a integração dos cidadãos guineenses em Cabo Verde.

De acordo com a chefe da diplomacia guineense, a Guiné-Bissau, enquanto apoiante da proposta do Estado cabo-verdiano para a mobilidade na CPLP, vai trabalhar para sua concretização, assim também como na CEDEAO.

Suzy disse que acredita  nesse modelo porque  vai ser adapto à realidade de integração africana.

Por sua vez, o Ministro cabo-verdiano, destacou por seu lado o considerado ”excelente momento” nas relações políticas e diplomáticas entre Bissau e Praia.

Rui Soares realçou o encontro proporcionados com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e o Primeiro-ministro, Nuno Nabiam, destacando  a necessidade do reforço e fortalecimento do que chamou de  “laços indestrutíveis” entre os dois países com um passado histórico comum.

O diplomata cabo-verdiano sugere a extensão e fortalecimento dessas relações às instituições e empresas dos dois países.

Segundo Rui Soares, brevemente, uma delegação cabo-verdiana, chefiada pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, vai efetuar uma  visita à Guiné, para tratar, em detalhes, dos acordos bilaterais.

Notabanca; 16.02.2021

Sem comentários:

Enviar um comentário