CENTENAS DE CASAS INUNDADAS NO REINO UNIDO DEVIDO A TEMPESTADE QUE CHEGA A PORTUGAL
O Reino Unido está a ser atingido por uma forte tempestade que obrigou à retirada de milhares de pessoas na zona este de Inglaterra. A partir de domingo, os efeitos da tempestade vão fazer-se sentir na península Ibérica. Portugal já tem sete distritos com aviso laranja.A agência espanhola de meteorologia dá conta de que a tempestade “Bela”, agora localizada sobre a Islândia, se intensificou nas últimas horas e os seus efeitos poder-se-ão fazer sentir a partir de domingo e até quarta-feira na Península Ibérica e nas Ilhas Baleares.
A passagem da tempestade vai provocar precipitação, ventos intensos e agitação marítima.
Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão entrar segunda-feira sob aviso laranja por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em cinco dos sete distritos referenciados no ‘site’ do IPMA o aviso laranja vigora entre as 00:00 de segunda-feira e as 11:00 de terça-feira.
São eles Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, distritos de Portugal continental nos quais o IPMA aponta para ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima.
Já em Leiria e Lisboa o aviso laranja por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a 13 metros de altura, vigora entre as 06:00 de segunda-feira e as 11:00 de terça-feira.
No que diz respeito ao tempo frio, estão sob aviso amarelo até às 09:00 de domingo os distritos de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Vila Real e Viseu.
Os distritos de Castelo Branco e a Guarda estão ambos sob aviso amarelo também por causa de neve, entre as 18:00 de domingo e as 09:00 de segunda-feira.
Os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Notabanca; 27.12.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário