ANTIGO PRESIDENTE FRANCÊS VALERY GISCARD D’ESTAING MORRE AOS 94 ANOS
Em 1974, com 48 anos, Valéry Giscard d’Estaing tornou-se no mais jovem Presidente da República francês, depois de vencer de forma surpreendente as eleições presidenciais contra Jacques Chaban-Delmas e François Mitterrand, que o sucedeu no palácio do Eliseu. Sofria de insuficiências cardíacas e morreu esta noite, em casa, junto da família.Valery Giscard d’Estaing morreu esta quarta-feira aos 94 anos, na sua propriedade localizada em Authon, situada em Loir-et-Cher, na região da Loire, em França, rodeado pela família.
O terceiro Presidente francês da Quinta República, depois de de Gaulle e de Georges Pompidou, Giscard d’Estaing sofria de problemas cardíacos há algum tempo, tendo sido hospitalizado por diversas vezes.
Segundo um comunicado da família divulgado pela Agence France-Presse, citado pelo “Le Monde“, “o estado de saúde tinha-se deteriorado e morreu devido a complicações relacionadas com a Covid-19”. “De acordo com a sua vontade, as exéquias vão realizar-se em intimidade familiar”, prossegue a nota.
Giscard d’Estaing nasceu em 1926, na Alemanha, em Coblence, onde o seu pai, Edmond Giscard, foi diretor das finanças do Alto-Comissiriado da França na Renânia, que na altura estava ocupada pelo exército francês.
Em 1974, depois da morte do então Presidente francês, Georges Pompidou, a dois anos de cumprir o mandato, Giscard d’Estaing venceu as eleições presidenciais de forma surpreendente, derrotando o ‘gaulista’ Jacques Chaban-Delmas e o também futuro Presidente, François Mitterand, que lhe sucedeu, em 1981.
Durante a campanha, Giscard d’Estaing obteve o apoio de personalidades importantes da sociedade francesa como Brigitte Bardot, Alain Delon ou Charles Aznavour.
A 27 de maio de 1974, Giscard d’Estaing tornou-se aos 48 anos no Presidente francês mais novo da história — ‘título’ que perdeu para o atual Presidente, Emmanuel Macron. Cumpriu um mandato, até 21 de maio de 1981, com Jacques Chirac como primeiro ministro, e foi sucedido por François Mitterrand.
Notabanca; 02.12.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário