terça-feira, 13 de outubro de 2020

OPOSIÇÃO UNIDA CONTRA CANDIDATURA DE OUATTARA

Os líderes da oposição costa-marfinenses mobilizaram no domingo (11), em Abidjan, 30.000 pessoas que rejeitam a terceira candidatura presidencial de Alassane Ouattara, nas eleições de 30 deste mês.

A manifestação juntou o antigo Presidente Henri Konan Bédié, 86 anos, e candidato do Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI), representantes de Laurent Gbagbo, e do antigo Primeiro-Ministro, Guillaume Soro.

Juntaram-se ainda o antigo presidente da Assembleia Nacional, Mamadou Koulibaly, os antigos ministros do Governo de Alassane Ouattara, nomeadamente Abdallah Albert Mabri Toikeusse e Marcel Amon Tanoh, que viram as suas candidaturas rejeitadas pelo Conselho Constitucional.

O secretário-geral da ala da Frente Popular Ivoiriense (FPI- Gbabo ou nada –GOR, Assou Adou), o reformista e antigo primeiro-ministro da outra ala da FPI, Pascal Affi N'Guessan, candidato presidencial aceite, estiveram ainda presentes neste movimento de protesto à recandidatura de Alassane Ouattara.

A manifestação foi convocada para exigir à ONU responsabilização pelo processo eleitoral na Costa do Marfim, apelando à criação de um órgão independente e credível.

Para as presidenciais do dia 30 deste mês concorrem apenas quatro candidatos autorizados , inclusive o presidente cessante, Alassane Ouattara e o ex-presidente Henri Konan Bédié.

Notabanca; 13.10.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário