MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL ENALTECE PAPEL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA RESOLUÇÃO DOS DIFERENDOS
O ministro da Administração Territorial e Poder Local, enalteceu hoje o papel desempenhado pelos órgãos de comunicação social públicos e privados na difusão de denuncias, informações e sensibilização às populações sobre os mecanismos de resolução de conflitos ligados à posse de terra.Fernando Dias, em declarações à imprensa, após ter visitado dez órgãos públicos e privados para lhes agradecer pelas suas contribuições para uma convivência sã entre famílias da mesma aldeia, em diferentes localidade do país, disse reconhecer o “papel fundamental” dos media nesse sentido.
“O objectivo da nossa visita aos órgãos de comunicação social, é no sentido de vos agradecer, tendo em conta que, ao longo do processo iniciado pelo Governo da Guiné-Bissau no que toca a questão de resolução de conflitos, reconhecemos o papel importante que a comunicação social tem desempenhado no processo”, disse o governante.
Fernando Dias acrescentou que, tendo em conta o período de combate ao coronavirus, entenderam que, em parceria com as Secretarias de Estado da Comunicação Social e da Ordem Pública, devem apoiar os referidos órgãos com kits de limpeza como um gesto de solidariedade para a luta contra a pandemia.
O titular da pasta da Administração Territorial exortou os jornalistas no sentido de redobrarem esforços na esfera de construção da paz, salientando que o país está neste momento a precisar de contribuição de todos nesse sentido.
O secretário de Estado da Comunicação Social louvou o gesto do Ministro da Administração Territorial, frisando que, de forma indirecta, o acto representa uma chamada de atenção para que a sociedade dê à imprensa o valor que merece.
Conco Turè lamentou o facto de a situação da comunicação social estar a ser agradecido pelas causas menos agradáveis, que representa a resolução de conflitos sobre posse de terra.
Disse que o Governo está empenhado na resolução das dificuldades com que se deparam os órgãos de comunicação social, tanto público como privados, com apoio dos parceiros.
Por sua vez, o secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé louvou os esforços levados a cabo pelo seu homólogo da Comunicação Social, em prol de melhoria das condições de trabalho nos órgãos públicos principalmente na Radio Difusão Nacional e Televisão da Guiné-Bissau.
Aquele
responsável disse que o país tem que funcionar com base no respeito a ordem e
tranquilidade, de forma a se poder
salvaguardar uma paz duradoira, acrescentando que atingir esse
desiderato
não é uma tarefa fácil.
“Construir a paz é uma tarefa difícil e cara e exige de todos uma determinação para alcançá-la”, referiu Mário Fambé.
O donativo do Ministro da Administração Territorial aos órgãos de comunicação social publicos e privados é constituído de caixas de lixivia, gel de lavagens e desenfecção de mãos, máscaras, sabão/barra, e sabão líquido multiuso, criolina e um gravador de reporgem digital para cada órgão.
Notabanca, 14.10.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário