GOVERNO ENCERRA DEFINITIVAMENTE VAZADOURO DE LIXO DE ANTULA E INAUGURA NOVO EM SAFIM
O
Governo liderado por Nuno Gomes Nabian encerrou definitivamente na
sexta-feira, 12 de Junho de 2020, a utilização de vazadouro de
Antula, arredores de Bissau, e inaugurou novo vazadouro em Safim, a 7
quilómetros do posto de controlo de Safim.Na placa de sinalização fixada logo à entrada da estrada que vai dar ao novo vazadouro, a céu aberto, pode-se ler que, antes da sua construção, fez-se um estudo de impacto ambiental.
Na sua declaração, o Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, esclareceu que o enceramento de vazadouro de Antula vem na sequência de uma decisão do Conselho de Ministros. Na sua deliberação, o governo frisou que o vazadouro extinto situava-se perto do centro da cidade e apontou ainda como um dos fatores “ a negligência da Câmara Municipal de Bissau” que ter permitido construção de casas a volta do mesmo, criando problemas de saúde a residentes daquela zona.
Fernando Dias lembrou que o novo vazadouro de Safim era um plano que tinha sido iniciado pelo governo anterior, porque o de Antula não estava em condições de continuar como vazadouro. Aos jornalistas, Dias informou que quando assumiu a governação deparou-se com a mesma situação, vasculhou os dossiês e descobriu que havia um plano, ou seja, um estudo feito por técnicos italianos para que o anterior governo identificasse três locais, nomeadamente: Djal, Safim e Nhacra e definir qual deles seria o mais adequado .
Apesar de o Conselho de Ministros ter decidido fixar o novo vazadouro em Safim, o titular de pasta da Administração Territorial e Poder Local sublinhou que tiveram que enfrentar algumas tentativas de contestação e resistência de algumas individualidades e figuras públicas, e esclareceu que o legítimo proprietário da terra é o Estado da Guiné-Bissau, tendo lamentado e observado com alguma estranheza tendências mesquinhas dessas figuras que acusou de colocarem os interesses pessoais acima do interesse do Estado.
Conforme O Democrata, Fernando Dias Lançou um apelo ao administrador de Safim para não admitir que se faça construções de casas e, garantir que não hajam situações que possam pôr em causa a saúde das pessoas daquela zona e alertou que qualquer construção no perímetro do novo bebedouro será considerada nula.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão
N’tchama pediu aos citadinos de Safim para não interpretarem o ato como
uma intenção de má fé, porque “o papel do governo não é de
prejudicar ninguém, antes pelo contrário, é de proteger os seus cidadãos
.O presidente da edilidade assegurou que o vazadouro será vedado para evitar que crianças tenham acesso ao local e o permitir controlo do lixo e pediu a colaboração máxima dos populares de Safim.
Notabanca; 13.06.2020


Sem comentários:
Enviar um comentário