A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
disse hoje que registou a deliberação da Comunidade Económica dos Estados da
África Ocidental de reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente da
Guiné-Bissau, sublinhando a "urgência" de uma investidura formal.
Em comunicado, a presidência do conselho de
ministros da CPLP afirmou que "regista a deliberação da Comunidade
Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de reconhecer o candidato
Umaro Sissoco Embaló como candidato vencedor das eleições presidenciais da
Guiné-Bissau, realizadas em 29 de dezembro de 2019".
A CEDEAO reconheceu quinta-feira Umaro Sissoco Embaló como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau e pediu a formação de um novo Governo até 22 de maio.
Na sequência do anúncio da CEDEAO, a União Europeia elogiou a decisão da organização sub-regional africana por ter resolvido o impasse que persistia no país.
"A CPLP sublinha também a importância e a urgência na investidura formal e efetiva do Presidente eleito, bem como da nomeação de um primeiro-ministro e de um novo Governo, com respeito pela Constituição e demais leis da República, e tendo sempre em consideração os resultados das eleições legislativas de 10 de Março de 2019", salientou a organização lusófona.
No comunicado, a organização dos países de língua portuguesa destaca também o papel que a CEDEAO tem desempenhado nos esforços da "comunidade internacional para encontrar" a estabilidade política para o país.
A CPLP exortou ainda os políticos da Guiné-Bissau a "darem a sua contribuição" para que, através do diálogo, se possa alcançar e consolidar a "estabilidade, paz e o desenvolvimento".
O primeiro-ministro português António Costa também saudou o reconhecimento internacional de Umaro Sissoco Embaló como Presidente guineense, subscrevendo a posição da CEDEAO, apesar de a sua vitória nas presidenciais ainda ser contestada.
A CPLP tem como Estados-membros Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.
Notabanca; 25.04.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário