quarta-feira, 30 de outubro de 2019

INCONFORMADOS PEDEM SAÇÕES A PRESIDENTE GUINEENSES POR ESTAR A ATEAR FOGO NO PAÍS 
Excelência Senhor Represente da CEDEAO na Guiné-Bissau,
Bissau 
Bissau, 30 de Outubro de 2019 
Manifesto 
Excelência, Senhor Representante, queira aceitar os Nossos melhores cumprimentos,
 Nós, Povo da Guiné-Bissau, congratulamo-nos com a decisão do Conselho de Ministros da CEDEAO em reafirmar a sua determinação em defesa dos valores democráticos e Estado de Direito do nosso país, membro de pleno Direito, e em reiterar a legitimidade e continuidade do Governo dirigido pelo Sr. Dr. Aristides Gomes em detrimento do Decreto ilegal do presidente caduco e
candidato as eleições presidenciais José Mário Vaz, que vai na linha de orientação com a decisão tomada na Vossa última Cimeira de Abuja de 29 de Junho do ano em curso. Aliás, outro entendimento não seria de esperar, por isso e por todos os esforços que têm dado para que nós possamos reencontrar a paz, estabilidade política e bem-estar social e econômica aceitem as nossas profundas gratidões, em particular pela Vossa pronta reação contra o processo de golpe que estava em curso liderado pelo Caduco Presidente e que seguramente continuará a tentar.



Excelência,


É justamente nesta perspectiva é que reside a nossa preocupação, as tentativas e as possibilidades de continuidade de Golpes de Estado do Caduco Presidente e candidato as eleições Presidenciais José Mário Vaz, que só acontece graças ao Estatuto que a última Cimeira da CEDEAO lhe reservou, mantendo-lhe na presidência mas retirando-lhe os poderes de produzir Decretos Presidenciais e de se ingerir nos assuntos Governativos. Ou seja, a CEDEAO reservou-lhe tão somente os poderes protocolares dado a sua condição de caducidade, ao Contrário da nossa Constituição que impõe que fosse ou seja o Presidente da ANP a assumir as funções do Presidente da República Interino.

A graça da CEDEAO para com o José Mário Vaz está agora a custar perturbações do Povo Guineense e da Comunidade Internacional, facto intolerável e inaceitável sobretudo quando só faltam 3 semanas para as eleições presidenciais sob o alto patrocínio da Comunidade Internacional.
Excelência,

Por tudo isto, e da confiança que criaram no Povo Guineense da maneira como gerriram esta crise Jomavista, que agora tem os seus dias contados com a realização das eleições Presidenciais;
Lembrando da Vossa decisão tomada na última Cimeira associada à esta decisão de Conselho de Ministros datado do dia 29.10.19, de aplicar sanções à todos aqueles que perturbarem o processo eleitoral ou tentar subverter a ordem constitucional,

Ei-nos agora perante o escândalo do Caduco Presidente José Mário Vaz e seus apoiantes, na qual exigimos:

1. Que apliquem sanções ao Caduco Presidente José Mário Vaz e seus aliados;

2. Que retirem o Caduco Presidente José Mário Vaz do Palácio Presidencial e todos os poderes protocolares que lhe haviam dado por consubstanciar na possibilidade de continuar a tentar subverter a ordem Constitucional e perturbar o Povo e Comunidade Internacional, visando tão só se manter no poder por outras vias que não sejam democráticas, e, em consequência disso, investir o Presidente da ANP, Eng. Cipriano Cassamá, como presidente interino conforme manda a Nossa Constituição.

"O Jomav está na Presidência porque o colocaram lá, e sairá por Vossas mãos, para que de facto o Povo possa reencontrar a sua paz tão desejada".

Reiteramos na esperança de ver a Vossa decisão tomada na cimeira ser executada.

Viva Guiné-Bissau!
Viva Povo Guineense!
Viva CEDEAO!

Povo I Ka Lixo!

O Movimento

Sana Canté

Sem comentários:

Enviar um comentário