sexta-feira, 21 de junho de 2019

“O ESTADO É UM PÉSSIMO GESTOR” Diz José Mário Vaz
O Presidente da República José Mário Vaz disse hoje que o Estado é um péssimo gestor porque não cuida das coisas, não zela interesse naquilo que é o comum.
José Mário Vaz que falava da sua experiência profissional esta sexta-feira aos estudantes da Universidade Lusófona da Guiné, acrescenta que o Estado utiliza recursos de qualquer maneira porque não lhe custou a ganhar, justificando que as pessoas que representam o Estado, as vezes, são mal preparadas.
Afirmou que quando o Estado for cada vez mais gordo é um problema para os cidadãos porque têm que o financiar, e uma das formas de auto financiar é através dos impostos dos cidadãos.
Para o caso da  Guiné-Bissau disse haver  dois elementos importantes que o estado recorre para financiar o  Orçamento Geral do Estado, entre os quais: a Ajuda Pública ao Desenvolvimento.
“ A Ajuda Pública pode ser sob a forma de bem assim como de serviço. Serviço são os estrangeiros que venham cooperar connosco e ajudam-nos a desenvolver um determinado sector da nossa actividade”, referiu.
O Chefe do Estado disse ainda que quando o Estado não tem o suficiente a nível dos impostos e a nível de Ajuda Pública ao Desenvolvimento recorre ao empréstimo, mas adverte que isso não é bom recurso, porque “não é bom para o país e nem para os jovens”.
Defende que o homem deve crescer na base de princípios, valores e convicções, “porque é o que torna um homem forte”, e salienta que, para ter sucesso, é preciso saber o quê que o mercado quer de cada um e em quê que cada um pode ser útil.
Por sua vez, Reitor da Universidade , Rui Jandi destacou que  a Lusófona é um projeto educativo nacional que foi implementado para o país e para os guineenses.
Manifestou  a disponibilidade de colaborar com qualquer que seja a entidade ou instituição que deseja dar a sua contribuição, em termos de formação ou reciclagem, aos  estudantes.
Notabanca, 21.06.2019

6 comentários:

  1. Bu ca ta burgunho papia es na frente de djintis? Bardade q bu conta. Estado i mau gestor porque la q bu furta até ponto de inrequici assim. Lá q bu desvia 12 milhões de dólares doados pa Angola, la q bu lambu djunto q bu comparsa dinhero de FUMPI, la q bu racada dinhero q Rei de Marrocos da pa povo de Guiné Bissau, la cu Nicolau dos Santos toma arros de povo i bai na da si porcos na si quinta, la q ano propi bu toma tropas pa bissia bu dilinquente de fidju, la cu bu toma burros suma bu pape bu pui conselheiro. Bu tene razão.

    ResponderEliminar
  2. Onde estava este presidente ao longo dos 5 anos sem nunca ter apresentado qualquer comunicação do genero? O que move o senhor presidente nestas palestras? Tem uma obrigação constitucional para cumprir e que toda a comunidade internacional e nacional estao a espera, e opta por palestra ali e acola! E incompreensível esse comportamento do senhor presidente. Sabe-se lá o que ele tem em mang?!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. O Sr. PR, quis dizer, que a S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV é um "pessimo gestor" do Estado da Guiné-Bissau. Não é Sr. PR? Troça!

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  5. Os militaries sao os ultimos garantes da paz e da constituicao da republics da Guine-Bissau. Brincadeira de Jomav ten limits! Agora os militaries tem palavra...jomav nao pode, entao rua! Militaries deixem o POVO retirar pacificamente do palacio para nao escambar Como 7.6.1998, e quem serao, sempre as primeiras vitimas sao voces. A vida do jomav e unica, e se ele pretender de morrer que Mora sozinho nao Como aconteceu em 1998. Ura! Uraaaa! Forca conjunta contra o inimigo do desenvolvimento da GB...

    ResponderEliminar