quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

COMUNICADO FINAL DA MISSÃO MINISTERIAL DA CEDEAO NA GUINÉ-BISSAU 
Quarta-feira, dia 12 de Dezembro de 2018, uma Missão da Comunidade Economica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) chegou à Bissau para analisar a resolução do processo eleitoral, com vista às próximas eleições legislativas na Guine-Bissau.
A Missão foi chefiada polo Ministro dos Negocios Estrangeiros da Nigeria, Geoffrey Onyama, Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, também integraram a Missão, Ministro de Estado, Secretário-Geral da presidência da Guiné-Conacry, Naby Y. K. Bangoura, representante do professor Alpha Conde, Presidente da Guiné-Conakry e mediador da CEDEAO pela crise na Guiné-Bissau, Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou e Francis Behanzin, Comissário da CEDEAO.
A Delegação ministerial da CEDEAO, ao longo da sua estadia em Bissau, encontrou-se com diversas autoridades políticas da Guiné-Bissau e conversou com diferentes partes envolvidas na crise politica instituicional no país.
A delegação encontrou-se também com:
-Presidente da Republica da Guiné-Bissau, José Mario Vaz;
-Primeiro Ministro, Aristides Gomes;
-Os responsaveis pela organização do processo leitoral (CNE e GTAPE);
-Procurador geral da Republica da Guine-Bissau.
A Delegação, durante as conversas mantidas, apreciou os esforços que têm sido feitos pelos diferentes autores envolvidos na preparação das próximas eleições legislativas de 2018.
A Missão felicitou os progressos realisados referente ao engajamento dos eleitores no recenseamento eleitoral, permitindo ter a taxa aproximadamente de 95% do numero total previsto, ou seja 800.000 eleitores já recenseados numa previsão total de 900.000.
Apezar dos resultados satisfatórios do registo eleitoral, a delegação exprimiu a sua preocupação concernante ao atual clima político do país, marcado pelas acusações de irregularidades que comprometem o recenseamento eleitoral.
A Delegação exprime a sua grande surpresa e sua total incomprensão sobre as decisões que visam suspender o recenseamento eleitoral, previsto no acordo da CEDEAO, no memonto em que, ao responder o pedido de certos autores politicos e do Governo da Guine-Bissau, uma equipa foi enviada pela CEDEAO para assegurar a transparencia do processo e a fiabilidade dos dados eleitorais.
A Delegação convida as autoridades competentes para retirar essa decisão que causa bloqueio e retomar o processo eleitoral, afim de terminar o recenseamento eleitoral e prosseguir com outras etapas do processo.
Por outro lado, reafirma a necessidade urgente de fixar a data difinitiva das eleições que devem ter lugar antes de fim de Janeiro de 2019. Essa data deve ser conhecida antes da proxima cimeira da CEDEAO que será realizada no dia 22 deste ano 2018.
A Delegação ministerial felicita o Presidente da República e o Primeiro-Ministro pelas medidas que estão a ser aplicadas e exorta todos os autros autores e instituições do Estado, para colaborar afim de concluir o processo das eleicoes legislativas.
A Delegação reafirma o engajamento da CEDEAO, que já disponibilizou enormes recursos financeiros, materiais e logísticas para a realização das eleições; tudo no sentido de ajudar a Guine-Bissau. E está ainda dispinivel a apoiar o país para a sua saída definitiva da crise e avançar rumo à paz e desencolvimento.
A Delegação ministerial encoraja o Governo para continuar com as ações e tomar todas as médidas idoneas para tornar o processo da preparação das eleições ainda mais transparente, afim de aumentar a credibilidade do processo.
Emfim, no nome da Delegação ministerial, o Presidente do Conselho dos Ministros da CEDEAO exprime a sua profunda gratidão ao Governo e ao Povo da Guiné-Bissau pelo caloroso acolhimento acordado a Delegação da missão ministerial da CEDEAO.
Feito em Bissau, 12 de Dezembro de 2018.
Assinado pelo:
-Geoffry ONYEAMA (Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Nigéria e Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO)
-Naby Youssouf Kiridi BANGURA (Ministro de Estado, Secretário-Geral da presidência da Guiné-Conakry)
-Jean Claude Kassi BROU (Presidente da Comissão da CEDEAO)
Notabanca; 12.12.2018

1 comentário:

  1. Impossivel eleicoes naquele mes devido problemas com recenseamento eleitoral.

    ResponderEliminar