terça-feira, 16 de outubro de 2018

PRS ACUSA GOVERNO DE DEFINIR CRONOGRAMA ELEITORAL SEM PARTICIPAÇÃO DE PARTIDOS
O Líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social, acusou  segunda-feira o governo de produzir cronograma eleitoral sem a participação dos partidos legalmente constituídos e sem aprovação da  Assembleia Nacional Popular.
Certório Biote falava aos jornalistas após encontro mantido com Movimento da Sociedade Civil para Paz e Desenvolvimento.
Aquele político disse que seu partido tem vindo a fazer várias denúncias sobre o que considera “ manobras delatórias” que o chefe do executivo está a fazer no processo de recenseamento eleitoral, “favorecendo o PAIGC e desrespeitando as normas eleitorais da Guiné-Bissau”.

Certório Biote disse que nas eleições gerais de 2014, a comissão eleitoral tinha mais kits, mas que o recenseamento durou 60 dias, e que o actual  com menos Kits e tem a  duração de 30 dias, e está a ser feita de uma forma selectiva.
Por isso, exorta o primeiro-ministro para recensear toda a população com capacidade eleitoral para evitar resultados negativos num futuro próximo.

Certório Biote acusou também  o representante da União Europeia (UE) no país de ingerência nos assuntos internos, sobretudo no processo de recenseamento em curso, ao convidar um alto dirigente de um partido político para um jantar solicitando o mesmo para abandonar o PRS porque o PAIGC será o vencedor das legislativas marcadas para 18 de Novembro deste ano.

Biote reitera que o PRS respeita todas as organizações internacionais, nomeadamente a EU, porque este tem como missão ajudar no desenvolvimento do país e não interferir nos assuntos internos.

Biote afirmou que acompanham com muita atenção o desenrolar do processo de recenseamento eleitoral em curso e “todas as manobras vergonhosas dos que pensam em ganhar as eleições num pescar de olhos”.

O Líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) disse que quer que o processo de recenseamento seja credível, justa e fiável, para permitir que as eleições sejam igualmente credíveis e transparentes.
Notabanca; 16.10.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário