segunda-feira, 10 de setembro de 2018

RESOLUÇÕES FINAIS DO COMITÉ CENTRAL DO PAIGC
PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE
II Reunião Ordinária do Comité Central do PAIGC
9 Setembro de 2018
RESOLUÇÕES FINAIS
Dos presentes, 254
votaram 254

sim, 254
não, 0
Abstenção 0
O Comité Central do PAIGC reuniu a sua II Sessão Ordinária nos dias nove e dez do mês de Setembro de dois mil e dezoito, no Salão Nobre “Amílcar Cabral”, sede nacional do partido, sob a presidência do Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira, Presidente do Partido.

O Comité Central adoptou por unanimidade a seguinte ordem do dia:

Informações gerais
Apresentação e Adopção da Proposta do Programa Eleitoral
Constituição da Directoria da Campanha Eleitoral.
Delegação de competências para eventuais parcerias com outros partidos politicos
Apresentação, discussão e aprovação da lista de candidatos a deputados.

O Presidente do PAIGC iniciou os trabalhos da IIª Sessão ordinária do Comité Central pedindo um minuto de silêncio pelo desaparecimento físico de vários camaradas militantes e dirigentes do partido.

De igual modo, teceu considerações relativamente às razões da sua ausência prolongada do país, tendo agradecido em nome do PAIGC, a enorme demonstração de solidariedade e a extraordinária mobilização popular que brindou o seu regresso ao país.

Por fim, chamou atenção sobre o momento que vive o país tendo apelado a uma maior unidade, a coesão e à necessidade de se colocar os interesses do partido em primeiro lugar, em detrimento das pretensões particulares ou pessoais.

No capítulo das informações gerais, o Comité Central foi informado de que no âmbito da delegação de competências prevista no nº 2 do artº39, o Presidium deliberou proceder à supervisão das várias regiões tendo determinado que o Camarada Iº Vice-Presidente Cipriano Cassamá procederá à supervisão da província Sul, a Camarada IIº Vice Presidente do Partido Maria Odete Costa Semedo procederá à supervisão da província Norte, o Camarada IIIº Vice-Presidente, Califa Seidi procederá a supervisão da província Centro e Biombo, a Camarada IVº Vice-Presidente, Maria Adiato Djaló Nandigna procederá à supervisão da província Leste.

Sobre a proposta do programa eleitoral, o coordenador do Conquatsa, apresentou ao Comité Central os vários eixos que constituem a proposta do programa eleitoral que o partido irá apresentar nas próximas eleições visando uma vitória retumbante, realçando, no entanto à abertura ainda existente para a recolha de outras contribuições para a melhoria e consequente conclusão do documento.

Relativamente a constituição da Directoria de Campanha Eleitoral o Presidente do partido apresentou ao Comité Central a proposta da Comissão Permanente sobre a composição desta estrutura de onde resultou a esolha da Camarada IIº Vice Presidente para Directora de Campanha e que será co-adjuvado pelo Camarada Adriano Gomes Fereira (Atchutchi), Adjunto da campanha na qualidade de Secretário para Organização dos Assuntos Políticos e Estratégicos do partido, com uma estrutura executiva que incluirá todos os Presidentes das Comissões Políticas, Secretários Regionais, Membros de organizações socio-políticas (CNV, JAAC, UDEMU e CONQUATSA, Trabalhadores Sindicalizados, tendo o porta-voz do partido como porta-voz da campanha e responsável por toda a comunicação na campanha eleitoral.

O Comité Central deliberou ainda, delegar competências à Comissão Permanente, para analisar e ponderar todas as possibilidades de eventuais entendimentos com outros partidos políticos do nosso espaço de concertaçao politica, tendo, no entanto, condicionado qualquer tomada de decisão a uma autorizacao especifica para o efeito, conhecidas as condiçoes propostas para o efeito.

No que concerne à lista de candidatos a deputado elaborada pelas Estruturas de Base e finalizadas pela Comissão Permanente, em concertação com as Comissões Políticas Regionais, o Comité Central, mereceu uma análise detalhada e exaustiva e que resultou na sua adopção.

Assim, após um aturado debate, os seguintes pontos da agenda de trabalho mereceram a deliberação do Comité Central:

Adopção da proposta do Programa Eleitoral;
Aprovar a constituição da Directoria de Campanha Eleitoral;
Delegar competências à Comissão Permanente para eventuais entendimentos com outros partidos políticos;
Aprovar a lista definitiva de candidatos à deputado;

O Comité Central congratula-se pela forma como os trabalhos foram conduzidos e pelos resultados alcançados, num ambiente de grande e responsável militantismo.
Notabanca; 10.09.2018 

Feito em Bissau aos dez dias de Setembro 2018.
O Comité Central

Sem comentários:

Enviar um comentário