domingo, 12 de agosto de 2018

DSP DO PAIGC FALA SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE 
A temática deste ano do Dia Internacional da Juventude são os "Espaços Seguros para Jovens". São necessários espaços seguros onde os jovens se possam reunir, expressar livremente e participar nos processos de tomada de decisão… permitem que os jovens se envolvam em questões de governança; espaços públicos proporcionam aos jovens a oportunidade de praticarem desporto e atividades de lazer.
Os espaços digitais ajudam os jovens a interagir virtualmente através das fronteiras com todos; e espaços físicos bem planeados podem ajudar a acomodar as necessidades de diversos jovens, especialmente aqueles vulneráveis à marginalização ou à violência.


Quando os jovens têm espaços seguros, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento, incluindo a paz e a coesão social.
À medida que mais e mais jovens crescem em um mundo tecnologicamente conectado, eles aspiram a envolver se mais profundamente em questões políticas, cívicas e sociais. (UN, 2018)

“A Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), é das estruturas que maior atenção deve merecer dos atuais dirigentes e militantes do partido. Concebido como alicerce ideológico e revolucionário do partido, a JAAC que tantos dirigentes e militantes patrióticos criou e projetou para a condução dos destinos do PAIGC…

A JAAC é uma dimensão privilegiada para aprendizagem da cidadania e das formas mais participativas da democracia e dos ideais do partido junto da camada mais jovem; é onde se deve começar a inventariar e a preparar os quadros para a renovação dos nossos atos políticos e de governação.” In “Manifesto Político” © 2015

A juventude deve “prosseguir com o exercício de mobilização, no sentido de encontrar uma estratégia adequada para fazer face aos problemas, que não podem ser vistos quase como um ato de caridade, porque ela «tem que fazer parte da nossa preocupação» e através estabelecimento de parcerias encontrar-se soluções.

Pois, como tudo na vida, à juventude deve saber estabelecer prioridades, baseados em argumentos sólidos, que possam provar que um investimento é de facto um investimento e nunca uma despesa. Para isso, a juventude tem ser capaz de as enquadrar numa visão a médio e longo prazo que «permita as várias instâncias do nosso poder reconhecer a responsabilidade que têm de atender às suas “perspectivas”…

Sendo a nossa sociedade muito jovem, os últimos dados mais de 60% da nossa população tem uma idade inferior de 35 anos, desta feita, a única forma de atender a nossa juventude é sermos capazes de dar resposta aos seus problemas, resolvendo questões que o aflige como o analfabetismo, a pobreza extrema, as taxas de saúde, criar oportunidades de emprego, etc.” In “II Sessão do Primeiro Atelier de Planificação Estratégico do Sector da Juventude” © 2015.”

Notabanca; 12.08.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário