sexta-feira, 29 de junho de 2018

FUNDO SAUDITA PARA O DESENVOLVIMENTO APROVA CRÉDITO DE 12,8 MILHÕES DE EUROS PARA A GUINÉ-BISSAU 
O Fundo Saudita para o Desenvolvimento aprovou um crédito de 12,8 milhões de euros para o programa de desenvolvimento agrícola da Guiné-Bissau, anunciou hoje o Governo guineense, em comunicado.
"O crédito é reembolsável em 30 anos, com 10 anos de graça, e com uma taxa de juro de 1% por ano", refere o comunicado. Segundo o Governo guineense, o Fundo Saudita para o Desenvolvimento disponibilizou o apoio "para contribuir para o setor agrícola guineense, como forma de melhorar a dieta alimentar das populações".

O apoio do Fundo Saudita para o Desenvolvimento acontece depois de a India ter doado mil toneladas de arroz à Guiné-Bissau no âmbito do mesmo programa.
O arroz doado deverá ser vendido e os fundos reverterem para a aquisição de sementes para incentivar o cultivo de arroz na Guiné-Bissau. O arroz é a base alimentar dos guineenses, que não produzem a quantidade que consomem, acabando por importar aquele cereal.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, cada guineense consome cerca de 130 quilogramas de arroz por ano, o que significa um consumo anual total de 200.000 toneladas.
A Guiné-Bissau produz apenas cerca de 100.000 toneladas de arroz.
O Governo da Guiné-Bissau anunciou também este ano o investimento de cerca de 600 mil euros para melhorar pistas rurais no país para facilitar o escoamento de produtos agrícolas.
Notabanca; 29.06.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário