sexta-feira, 29 de junho de 2018

MOVIMENTO ALTERNATIVO DEMOCRÁTICO “MADEM-G15” REALIZA CONGRESSO CONSTITUINTE NOS DIAS 1 E 2 DE JULHO 
Dois mil e Duzentos e quinze delegados do Movimento Alternativo Democrático “Madem-G15”, vão tomar parte no Congresso Constituinte da organização nos dias 1 e 2 de julho próximo nas instalações de Gardete, sector de Prabis, região de Biombo. 
Em conferência de imprensa realizada hoje, o Presidente da Comissão Preparatória do evento, Marciano Silva Barbeiro explicou que a reunião magna constituinte do MADEM-G15, irá decorrer sob o lema “Alternância Patriótica para Uma Mudança Positiva” e contará com 2015 delegados vindos de todos os cantos do país.
“Depois de longo tempo, o Grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, chegou à conclusão de que é preciso discutir o futuro do grupo”, explicou Marciano Silva Barbeiro.
Aquele responsável informou que foi neste quadro que o seu Gabinete Estratégico propõe o seu Núcleo Executivo a realização de um conjunto de atividades políticas entre as quais a criação de uma Comissão Organizadora das referidas ações.
“Depois do Núcleo Executivo denominado “Anel 11”, refletir sobre a proposta remeteu-a ao Núcleo Alargado denominado Anel 101, que na sua reunião realizada no passado dia 16 do corrente mês, decidiu  a criação de Uma Comissão Nacional Preparatória do Congresso Constituinte do MADEM-G15”, salientou.
Disse que a Comissão Nacional Preparatória é composta de um Presidente, cinco vice- Presidentes e oito subcomissões para  diferentes atividades.
“Devo dizer que todos os documentos necessários para a realização  do Congresso Constituinte do MADEM-G15 já estão prontos dentre os quais o anteprojeto dos estatutos, que foi aprovado na noite de quinta-feira após uma longa discussão”, informou.
Marciano Silva Barbeiro acrescentou  que da mesma forma aprovaram o programa do Movimento,   que indica , no plano nacional e internacional, os objetivos da criação da organização e o que pensa para o povo guineense, enquanto  estrutura política.
Perguntado  se o Congresso Constituinte do MADEM-G15 irá escolher a direção da organização e se já houve manifestações  de interesse de candidatura à cargos diretivos, Barbeiro respondeu que, tradicionalmente, na criação de qualquer instituição política, na sua reunião constituinte, “nunca houve vários candidatos”.
“Mas não é o caso porque o Congresso Constituinte do MADEM-G15 está aberto à todos os que querem candidatar-se à presidência da organização que obviamente são membros da organização e foram selecionados para o evento magno”, disse.
Questionado sobre se a criação do Movimento Alternativo Democrático MADEM-G15 significa o divórcio final com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Silva Barbeiro respondeu que “todos estão a par e passo dos esforços que os dirigentes e militantes expulsos do PAIGC têm feito no sentido de haver uma verdadeira reconciliação”, no seio dos libertadores.
“Esses esforços continuam e exatamente decidimos criar o MADEM-G15 e que será legalizado porque temos interesse de participar nos próximos embates eleitorais em preparação. Mas vamos continuar com esforços de reconciliação com a Direção do PAIGC”, afirmou.
 Notabanca; 29.06.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário