sábado, 26 de maio de 2018

APU-PDGB REÚNE-SE EM CONGRESSO PARA LEGITIMAR ÓRGAOS 
Nuno Nabian, o candidato derrotado na segunda volta das últimas eleições presidenciais guineenses, reuniu, esta sexta-feira, o seu partido para o primeiro congresso para ser legitimado como líder da Aliança do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB).
Até domingo, dia em que Nabian, único candidato à liderança do partido criado há três anos, será eleito, 1.501 delegados estarão reunidos em congresso sob o lema «Legitimação, consolidação democrática, construção da unidade e desenvolvimento da Guiné-Bissau».
Marciano Indi, presidente da comissão organizadora do conclave, afirmou hoje que a APU-PDGB se prepara para ganhar as próximas eleições legislativas, marcadas para 18 de novembro.
Referiu que o partido «é a inspiração» de Kumba Ialá, antigo Presidente guineense, “mortos” em plena campanha eleitoral em abril de 2014, quando apresentava Nuno Nabian ao eleitorado do sul do país.
No primeiro dia do congresso, dois líderes anunciaram a extinção dos seus partidos para se juntarem à APU-PDGB: Inocêncio ‘Xito’ Lamba, da Aliança Socialista, e Jorge Mandinga, da Frente Democracia Social.
Vários dirigentes de outras formações partidárias presenciaram a abertura do primeiro congresso da APU-PDGB na localidade de Gardete, nos arredores de Bissau.

Os trabalhos começaram, nesta sexta-feira (25) e vai até o próximo domingo (27), na liderança está o único candidato e o actual líder do movimento, Nuno Gomes Nabiam, que deverá ser legitimado no presente congresso.

Na sua declaração Nuno Gomes Nabian diz que a grandeza do partido APU-PDGB já ultrapassou a realidade nacional.
“Não é fácil um partido de quase quatro anos de idade conseguir realizar o seu primeiro congresso com estes números de delegados”, admite.
Em representação do PAIGC, Adriano Ferreira, secretário nacional em exercício, alertou os aliados do PAIGC - no fórum de concertação de partidos políticos democráticos - entre quais, o APU-PDGB, na necessidade de estar “muito” atento.
“Em todas as lutas que tivemos ao lado de vários partidos democráticos visava resgatar o nosso país. Queremos que ganhe quem trabalhar melhor mas com base num trabalho sério e claro”, avança.
O Representante do Partido da Renovação Social (PRS), Jorge Malú, avisa que não é fácil ganhar as eleições na Guiné-Bissau porque é preciso muito trabalho.
“Vimos, através dos discursos, que vocês têm tudo para ganhar as eleições legislativas e presidenciais. Caso vocês ganhem devem estar atentos e vigilantes. O poder é para exercer e é preciso ser capaz de fazer uma reflexão rápida e tomar decisões necessárias em momentos oportunos”, enfatiza.
Para o presidente do Partido Jovem, Serifo Baldé, a indicação do falecido presidente Kumba Iala a Nuno Nabiam como seu substituto representa é um sinal de confiança.

“Quem assistiu a luta ferronha de candidatura de Nuno Nabiam terá prova concreta de Kumba Ialá é um sábio político”, enfatiza.

O Primeiro Congresso de APU-PDGB irá terminar dia 27 deste mês e Nuno Gomes Nabiam vai ser legitimado como presidente e assim como todos os órgãos do partido. No encontro estão presentes os novos militantes do partido.
  Notabanca; 26.05.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário