O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o início de um "diálogo
inclusivo entre líderes políticos, sociedade civil e comunidades religiosas da
Guiné-Bissau" nesta terça-feira na Guiné.Em nota emitida por seu porta-voz, o chefe da ONU afirmou que o diálogo é "o primeiro passo crucial na implementação do plano da CEDEAO, para acabar com a crise política".
Ban agradeceu o mediador da Cedeao, o presidente da Guiné, Alpha Condé, e defendeu que todas as partes se envolvam em "discussões construtivas" e aproveitem essa oportunidade de um resultado favorável pelo bem da população da Guiné-Bissau. O secretário-geral pediu a todos os envolvidos que, juntos, alcancem progresso decisivo nos próximos dias para que seja interrompido o impasse político que "tem prevalecido no país desde agosto de 2015".
Ban solicitou a seu representante especial na Guiné-Bissau e Chefe do Escritório Integrado da ONU no país, Uniogbis, Modibo Touré, que continue a cooperar com todos os atores.
Segundo a nota, o trabalho do representante especial do secretário-geral será feito em colaboração com a CEDEAO, a União Africana a CPLP, a União Europeia e de mais parceiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário