terça-feira, 11 de outubro de 2016

CHINA ANUNCIA PERDÃO DE DÍVIDA DE 30 MILHÕES DE DÓLARES À GUINÉ-BISSAU
A China vai conceder um perdão da dívida na ordem dos 30 milhões de dólares, e um donativo de mais de 20 milhões de dólares para a Guiné-Bissau. Revelou ontem aos jornalistas o primeiro-ministro guineense, Baciro Djá, após um breve encontro com o homólogo chinês, Li Keqiang, em Macau.
Baciro Djá está em Macau para participar na 5ª Conferência Ministerial conhecido como Fórum Macau, que decorre hoje e amanhã.
Nesse âmbito, Baciro Djá destacou que "há vários projetos a ser assinados". Com perspectiva também de a Guiné-Bissau poder oferecer à China, através do Fórum Macau, um mercado ao qual pertence: o da CEDEAO que "tem mais de 300 milhões de habitantes".
PM não escondeu a sua satisfação, tendo manifestado que a cooperação que caracteriza os dois países é na base da solidariedade, de não-ingerência nos assuntos internos do outro país, respeitando a autodeterminação e independência dos povos.
De referir que a China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003. 
Notabanca; 11-10.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário