domingo, 11 de maio de 2025

PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE E MINISTRA DA JUSTIÇA ESTÃO ENTRE ESPADA E PAREDE NO CASO CONSELHEIRO “DETIDO POR TRÁFICO DE DROGA E BURLA”

Num país minimamente sério, onde funciona a justiça e existe o caráter nos homens e nas mulheres, é o suficiente que haja danças de cadeiras no atual Governo da Iniciativa Presidencial.

Tudo porque, o Primeiro-ministro guineense Rui Duarte Barros e a Ministra da Justiça, Maria Do Céu Silva Monteiro vivem entre a espada e a parede. Também, já teriam sido colocados os seus cargos a disposição ou então, demitidos, imediatamente, pelo Presidente da República. Nem mais!

O recente escândalo de detenção do “traficante de droga”, igualmente, Conselheiro Especial do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Mohamed Jamil Derbah com identidade guineense, não orgulha nenhum guineense.

Conforme as fontes fidedignas de Notabanca no estrangeiro e próximas do caso, os dois governantes pisaram a bola no tapete vermelho e não têm condições para continuar no Executivo por “suspeitos de colaboração direta com o cabecilha da rede de tráfico internacional de droga, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e suborno”.

O “traficante” Mohamed Jamil Derbah, terá instalado um gabinete do Governo da Guiné-Bissau no município de Adeje onde recebeu no seu hotel no dia 21 de setembro de 2024, a Ministra guineense da Justiça, Maria Do Céu Silva Monteiro em “circunstâncias bastante misteriosas”.

A governante guineense esteve em Tenerife de 17 a 21 de setembro de 2024, a convite do “Consejo General Del Notariado de Espanha” para participar num “Encontro Ibero-Americano, envolveu-se em negócios escuros com o Mohamed Jamil Derbah a mando do Primeiro-ministro guineense, Rui Duarte Barros. Maria Do Céu, não saiu de lá de mãos limpas”.

Também, recentemente, Maria Do Céu Silva Monteiro deixou Bissau rumo ao estrangeiro com o objetivo inicial participar no “Exame Periódico Universal sobre a Situação dos Direitos Humanos-2025”, ela não compareceu no evento, ficou em Lisboa pela rebatida com os problemas vigentes, e teve que delegar o Diretor-geral da Política Legislativa, Degol Mendes para a representar no magno encontro, em Genebra.

Para obtermos as reação das partes em causa, Equipe de Notabanca contatou o Assessor de Imprensa do Primeiro-ministro. Esse disse nos para aguardar. Passados alguns dias, contatamos o de novo, mas agora, ele não nos atende chamadas. Quanto a Ministra da Justiça, o seu Assessor de Imprensa disse a Notabanca que, “A Ministra não se encontra em Bissau”.

O Conselheiro do Primeiro- ministro guineense é acusado de ser promotor principal das redes de falsificação de cartões de crédito, o branqueamento de capitais, o recrutamento de diretores de bancos e a extorsão de empresários através do recurso a “gangues armados até aos dentes” para o proteger e obrigar os empresários e alguns traficantes, os pagamentos dos alegados “impostos mafiosos exigidos” por ele.

A nossa fonte estrangeira questiona, como tudo isto pode acontecer perante os olhares do mundo e dos guineenses, sem conhecimento das autoridades de Bissau, ao ponto de atribuir o “traficante de droga e mafia”, o título de “Conselheiro Especial do Primeiro-ministro”.

Daí que, o nosso informante destaca a necessidade premente na realização das eleições gerais no país para a reposição dos parlamentares na ANP com vista a revisão dos diplomas que balizam os critérios de concessões de nacionalidade, passaporte e medalha de mérito aos cidadãos estrangeiros.

Nesta dinâmica, avança o nosso fiel confidente que, os guineenses e a Comunidade Internacional esperam a reação pública e completa do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló para limpar a má imagem do Governo e deixar a Guiné-Bissau pelo menos, com pouca dignidade.

Bom, quem ti viu é quem ti vê. Daí, é melhor apagar o fumo de que esperar o fogo.

A ver vamos!

Notabanca; 11.05.2025

TRUMP ANUNCIA "GRANDES PROGRESSOS" NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, congratulou-se no sábado com os "grandes progressos" das negociações com a China, em Genebra, sobre as tarifas.

“Muito boa reunião hoje [sábado] com a China na Suíça. Muitas coisas foram discutidas, muitas coisas foram aprovadas. Foi negociado um ‘reset’ total, de uma forma amigável mas construtiva. Para o bem da China e dos Estados Unidos, queremos que a China se abra às empresas norte-americanas. Foram feitos grandes progressos”, escreveu na rede social Truth Social, da qual é proprietário.

“SOCOS E PONTAPÉS” RESULTAM NA DETENÇÃO DE SEIS SEGURANÇAS DE DISCOTECA

Seis seguranças de um estabelecimento de diversão noturna de Lisboa, na zona do Cais do Sodré, foram detidos e suspensos de funções por serem suspeitos de agredir clientes, divulgou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

Em causa estão duas situações ocorridas no mesmo estabelecimento de diversão noturna, nos dias 20 e 27 de abril, segundo refere, em comunicado, o Cometlis.

PRESIDENTE GUINEENSE NA CIDADE OSAKA PARA REPRESENTAR GUINÉ-BISSAU NAS CELEBRAÇÕES DO DIA NACIONAL DO EXPO DO JAPÃO  

“Num evento marcado pela diversidade cultural e pelo compromisso global com o futuro, o Chefe de Estado dirigiu calorosas saudações ao povo japonês e a todas as nações presentes, reafirmando o papel ativo da Guiné-Bissau na construção de um mundo mais sustentável, inclusivo e pacífico”.

INUNDAÇAO MATA MAIS DE 100 PESSOAS E DESTROEM 150 CASAS NO RDC

Pelo menos 104 pessoas morreram na sequência de inundações na aldeia de Kasaba, junto ao lago Tanganica, na região Leste da República Democrática do Congo.

Em declarações à Agência France Presse (AFP), o administrador do território de Fizi, Sammy Kalonji, indicou que foram confirmadas pelo menos 104 mortes e "enormes danos materiais".

Os habitantes da aldeia de Kasaba foram surpreendidos pelas inundações na madrugada de quinta para sexta-feira.

De acordo com as autoridades, as vítimas são, sobretudo, crianças e idosos. Registaram-se também 28 feridos e 150 casas foram destruídas.

A aldeia de Kasaba só é acessível por via marítima e não tem cobertura de rede móvel.

Notabanca; 11,05.2025