quinta-feira, 17 de abril de 2025

BILHETE DE TRANSPORTE BISSAU BUBAQUE SOBE DE DOIS MIL E QUINHENTOS PARA 9 MIL FRANCOS CFA

O Movimento Djius Aós (MDA) denunciou esta quinta-feira, 17/04, um aumento “injustificável” no preço do bilhete do navio “Centenário de Amílcar Cabral”, que assegura a ligação entre Bissau e Bubaque. Segundo a organização, o custo do bilhete disparou de 2.500 para 9.000 FCFA, precisamente num período de grande procura por parte de cidadãos interessados em passar a Páscoa na ilha.

CONFRONTOS PROVOCAM MAIS 130 MORTES NO SUDÃO

Pelo menos 132 pessoas morreram, entre elas 62 civis, em ataques e confrontos ocorridos ontem contra o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), pelo controle de Al-Fashir, informou hoje o Exército sudanês. A instituição militar explicou, em comunicado, que as Forças Armadas repeliram dois ataques paramilitares no sudeste e nordeste de Al-Fashir, capital do Estado de Darfur do Norte e único reduto do Exército no oeste do país, "infligindo pesadas perdas de vidas e de equipamento" aos atacantes.

CORRUPÇÃO GANHA CONTORNOS ALARMANTES E LESA ESTADO MOÇAMBICANO EM CERCA DE 3,5 MILHÕES DE EUROS

O Gabinete Central de Combate à Corrupção de Moçambique (GCCC) registou no primeiro trimestre deste ano 334 novos processos relativos à corrupção que lesaram o Estado em cerca de 3,5 milhões de euros. O anúncio foi feito hoje (17.04) em conferência de imprensa na capital moçambicana, Maputo.

A informação é avançada pelo porta-voz do GCCC, Romualdo Johnam, que precisou que aos 334 juntam-se os 799 processos do ano passado. Adiantou que do total dos tramitados, pelo menos 227 foram concluídos pelos Ministério Público (MP), sendo que destes 147 estão em seguimento e 80 foram arquivados em face à insuficiência de provas para avançarem.

MULHER MORRER ATROPELADA PELO TAXISTA EM BISSAU

Uma mulher perdeu a vida na manhã desta quinta-feira, após ser atropelada por um táxi na “Avenida João Bernardo Vieira”, nas proximidades do posto “Petromar”, em Bissau.

Segundo testemunhas, a vítima encontrava-se a exercer a sua atividade comercial à beira da estrada no momento do acidente. O condutor do veículo saiu ileso e permaneceu no local.

Porquanto se desconhece a identidade da vítima e da família.

Aí estão as consequências de venda nas beiras das estradas da capital e no interior do país.


Notabanca; 17.04.2025

SISSOCO EMBALÓ JUSTIFICA EXTRADIÇÃO DOS TRAFICANTES COM FALTA DE PRISÕES DE ALTA SEGURANÇA EM BISSAU

O Presidente guineense justificou hoje (17.04) a decisão do Governo de extraditar para os Estados Unidos quatro dos cinco estrangeiros condenados por tráfico de droga com a falta de prisões de alta segurança. "Não temos prisões aqui para ter essa gente. Não temos ainda prisão de alta segurança. Infelizmente um deles morreu. É complicado", referiu Umaro Sissoco Embaló, à saída da reunião semanal do Conselho de Ministros.

Dois mexicanos, um colombiano e um equatoriano foram "transferidos para uma prisão dos Estados Unidos, à luz da cooperação judicial", segundo o Governo de Bissau. Mas a defesa estranha esta transferência sem que exista um acordo de extradição entre os dois países.

"O Governo decidiu, em colaboração com os Estados Unidos da América, extraditá-los”, respondeu o Presidente guineense ao explicar que “o Governo dos EUA pediu a extradição deles". E avisou mais adiante: "Quem for apanhado [no tráfico de droga] na Guiné-Bissau será enviado para o país que o reclamar".

Os prisioneiros – levados para os Estados Unidos "a pedido" da agência federal dos EUA para o combate à droga - DEA (Drug Enforcement Administration), entidade que também colaborou com a Polícia Judiciária guineense na detenção, a 07 de setembro de 2004 – foram capturados, a bordo de um avião que vinha do México. Os cinco foram condenados a pena de prisão efetiva de 17 anos.

Notabanca, 17.04.2025