segunda-feira, 7 de outubro de 2024

QUATRO PARTIDOS E TRÊS COLIGAÇÕES COM CANDIDATURAS ÀS LEGISLATIVAS NA GUINÉ-BISSAU

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau afixou hoje para consulta pública as listas de candidatos a deputado de partidos e coligações concorrentes às eleições legislativas antecipadas de 24 de novembro próximo, constatou a Lusa em Bissau.

Nas listas afixadas na vitrina do STJ constam quatro partidos políticos e três coligações cujos dossiês vão ser ainda analisados por uma comissão de juízes para só depois determinar quem vai ou não às eleições, disse à Lusa fonte judicial.

PRESIDENTE GUINEENSE DIZ QUE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CPLP É “ATREVIDO”

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, qualificou hoje de "atrevido" o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, por ter comentado a situação política guineense.

"Ele é atrevido, o secretário executivo não tem essa competência, ele foi além das suas prorrogativas", afirmou, em entrevista à Lusa, o chefe de Estado da Guiné-Bissau.

GOVERNO RECONMEDA CÂMARA MUNICIPA DE BISSAU ASSUMIR AS SUAS RESPOMSABILIDADES

O Governo recomenda aos responsáveis da Câmara Municipal de Bissau (CMB) a implementarem medidas urgentes para a melhoria do saneamento, segurança e circulação de pessoas e bens na cidade de Bissau.

A recomendação foi feita, quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros, decorrida sob a peesidência do chefe do Governo, Rui Duarte Barros, que na ocasião deu instruções para  que a ministra da Administração Pública, Reforma Administrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social  prossiga  com as mediações necessárias ao saneamento do pessoal dos Ministérios da Educação Nacional e da Saúde Pública.

No capitulo das Informações Gerais, intervieram entre outros, o ministro das Pescas e Economia Maritima, sobre a missão que efetuou no mês de agosto, à Las Palmas e Bilbao (no Reino de Espanha) e à Bruxelas (no Reino de Bélgica), no quadro do Protocolo de Acordo entre a Guiné-Bissau e a empresa estatal chinesa Zhongyu Global Seafood Corporation (ZGSC) e do Protocolo de Acordo de Parceria de Pesca Durável, entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

Em relação ao Protocolo de Acordo entre a Guiné-Bissau e a Zhongyu Global Seafood Corporation (ZGSC), o Conselho de Ministros deliberou instituir uma comissão interministerial para analisar a modalidade de gestão da Unidade de Conservação e Transformação de Pescado do Alto Bandim e submeter o relatório da sua atividade ao Conselho de Ministros.

A referida Comissão é integrada pelo gabinete do primeiro-ministro e pelos ministros da Economia, Plano e Integração Regional, que a preside,  das Pescas e Economia Marítima, das Finanças e das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo.

Ainda no capitulo de Informações Gerais, o ministro das Finanças falou sobre os dados primários do Orçamento Geral de Estado para o ano civil 2025, do Comércio e Indústria sobre o aprovisionamento de arroz no mercado e o processo de exportação de castanha de cajú e a ministra da Administração Pública, Reforma Administrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social sobre  as negociações, em curso, com os  sindicatos agrupados na Frente Social.

Notabanca; 07.10.2024

CERCA DE 6 MIL PROFESSORES VÃO RECEBER TABLETES COM PLANOS DE AULAS

O Diretor-geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Ensino (INDE), disse  hoje, em entrevista à ANG  que cerca de seis mil professores do ensino básico irão beneficiar  de tabletes munidos de  Planos de Aulas, manuais de alunos e Guia do Professor..

“Para o uso do tabletes o professor nem precisa ter  internet, é só acessar  um programa onde irá encontrar todas as lições necessárias para lecionar”, disse Lívio António da Silva.

CHEFE DA DIPLOMACIA CRITICA DECLARAÇÕES DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CPLP SOBRE A SITUAÇÃO EM BISSAU

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades criticou as declarações que qualifica de “pouco abonatórias” do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a situação da Guiné-Bissau.

Em declarações à Lusa em Lisboa, Carlos Pinto Pereira assegurou que a Guiné-Bissau está “mais do que preparada para assumir a presidência da CPLP” em julho de 2025, garantiu que o país irá realizar umas eleições legislativas “transparentes e livres” e que os seus “resultados (eleitorais) serão respeitados”.

FRANCOFONIA UNÂNIME NUM CESSAR-FOGO "IMEDIATO E DURADOURO" NO LÍBANO

A XIX Cimeira da Francofonia terminou sábado ,em  França e os  88 membros da organização apelaram ao fim das hostilidades no Médio Oriente, pediram "por unanimidade" um cessar fogo "imediato e duradouro" no Líbano e anunciaram “uma conferência internacional de apoio ao Líbano”.

Na declaração conjunta sobre o Líbano, pode ler-se que os chefes de Estado e de Governo dos países que partilham a língua francesa, estão extremamente preocupados com a escalada de violência no Líbano e lamentam as perdas de vidas inocentes (…) Queremos expressar a solidariedade inabalável da família francófona com o Líbano (…) Apelamos com firmeza ao fim das violações à soberania e integridade territorial do Líbano e exigimos um cessar-fogo imediato e duradouro. (…) e convidamos todos os actores envolvidos a trabalhar de forma a evitar uma escalada do conflito na região."

MACKY SALL RETIRA-SE DO CARGO DE ENVIADO ESPECIAL DO PACTO DE PARIS

O antigo chefe de Estado senegalês,Macky Sall, recentemente designado cabeça da lista de uma coligação da oposição para as legislativas de 17 de Novembro no Senegal oficializou a sua demissão do cargo de Enviado Especial do Pacto de Paris para os povos e a planeta.

Numa carta datada de 4 de outubro dirigida ao presidente francês Emmanuel Macron e transmitida pelos meios de comunicação locais, Macky Sall explica ter tomado esta decisão "pelo desejo de evitar qualquer conflito de interesses" depois de ter decidido encontrar o campo político senegalês, seis meses depois sua saída da presidência, em abril de 2024.

BISSAU E UNESCO REFORÇAM PARCERIAS

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, defendeu, quarta-feira, na sede da UNESCO, em Paris, a importância da educação para o desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau.

O chefe de Estado guineense falava num encontro com a Diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, à margem dos trabalhos da Cimeira da Francofonia que decorre desde quinta-feira, na cidadde de Villers-Cotterêts .

DESTRUIÇÃO  DA PONTE QUEBO-BEDANDA CACINE DEIXA PREOCUPAÇÃO

A governadora da região de Tombali,  sul da Guiné-Bissau,lamentou hoje a destruição  da ponte denominada de “Balana” que liga os setores de Quebo-Bedanda e Cacine, criando transtornos, a todos os niveis, à  circulação da população local.

Aminata Silá, numa entrevista exclusiva à ANG, disse que o assunto não a deixa dormir, mas que  já está a ser tratado ao mais alto nível, uma vez que deslocou-se para Bissau onde teve encontro com o ministro da Administração Territorial e Poder Local e das Obras Públicas que prometeram enviar uma comissão técnica para fazer um levantamento visando a recuperação da ponte.