Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

NETOS DE BANDIM APELA AO INVESTIMENTO NO SETOR CULTURAL PARA TIRAR GUINÉ-BISSAU DA POBREZA

O Grupo Cultural “Netos de Bandim” apelou ao reforço do investimento no setor cultural guineense, considerando-o “a única porta para tirar a Guiné-Bissau da pobreza e consolidar a paz”.

A posição foi defendida esta terça-feira (11), pelo coordenador do grupo, Héctor Cassamá (Negado), em entrevista telefónica à Rádio Sol Mansi, por ocasião do 25.º aniversário da criação da organização, que se assinala esta quarta-feira, 12 de novembro, sob o lema “A Semear a Cultura”.

Segundo Cassamá, “foi a ferramenta da cultura que Amílcar Cabral utilizou para libertar a Guiné-Bissau, por isso, não podemos, de forma alguma, desenvolver o país sem recorrer a essa mesma ferramenta”.

“Quero pedir a todos os guineenses, ao Governo e aos empresários que invistam no setor da cultura, porque é a única porta que o país dispõe para sair da pobreza”, acrescentou.

Fundado a 12 de novembro de 2000 pela Associação dos Amigos da Criança (AMIC), o Grupo Cultural “Netos de Bandim” surgiu com o objetivo de promover a integração sociocultural de crianças e jovens do bairro de Bandim, nos arredores de Bissau.

Cassamá descreve os 25 anos do grupo como um período de afirmação da cultura guineense na arena internacional e de luta pela preservação dos valores culturais nacionais, embora reconheça que o percurso tenha tido “altos e baixos”.

“Foram 25 anos de semear a cultura na Guiné-Bissau e no mundo, de luta para resgatar, preservar e promover os valores culturais guineenses, dentro e fora do país. Houve momentos altos e baixos, mas os Netos de Bandim continuam a crescer significativamente para responder aos seus objetivos”, afirmou o responsável.

Para celebrar a data, o grupo pretende organizar um espetáculo cultural com o objetivo de promover a união entre os guineenses, num contexto em que o país vive um intenso período de campanha eleitoral.

“Será um espetáculo orientado para a união entre os guineenses, numa altura em que decorre a campanha eleitoral e em que se verificam discursos cada vez mais acesos entre os diferentes candidatos”, garantiu Cassamá.

Ao longo da sua existência, os “Netos de Bandim” têm desenvolvido ações sociais de apoio a crianças órfãs e jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes formação básica e profissional, assistência na área da saúde e integração social.

Através da dança, música e teatro, o grupo contribuiu para a formação de diversos profissionais, consolidando-se como uma das principais referências culturais da Guiné-Bissau.




Notabanca; 08.12.2025 

Sem comentários:

Enviar um comentário