PR REGRESSA AO PAÍS COM MÃOS A BANAR E SEM SOLUÇÃO À CRISE POLÍTICA
CO MUNICADO FINAL OBTIDO EM CONACRI:
1-Ao convite de seu irmão e amigo,
Professor Alpha CONDÉ, Presidente da República da Guiné-Conakri, Mediador da
CEDEAO, Dr. JOSÉ MÁRIO VAZ, Presidente da República da Guiné-Bissau, a testa de
uma importante delegação governamental efetuou hoje, 07 de outubro de 2016, uma
visita de amizade e de trabalho a República da Guiné-Conakry.
2- Esta visita inscreve-se no quadro roteiro da implementação da decisão da Conferência dos Chefes de Estados e de Governos da CEDEAO realizada em Dakar no dia 4 de junho de 2016; Conferência que permitiu reforçar a Missão de mediação confiada à Sua Excelência Professor Alpha Condé.
2- Esta visita inscreve-se no quadro roteiro da implementação da decisão da Conferência dos Chefes de Estados e de Governos da CEDEAO realizada em Dakar no dia 4 de junho de 2016; Conferência que permitiu reforçar a Missão de mediação confiada à Sua Excelência Professor Alpha Condé.
3- Os dois Chefes de Estado trocaram impressões a
volta dos seis (06) pontos do Acordo político assinado no dia 10 de setembro de
2016 para uma saída da crise na Guiné-Bissau; Acordo saudado por todos os
Estados membros da CEDEAO, pelas Nações Unidas, pela União Europeia e pela
Comunidade dos Países da Língua Portuguesa;4- O Presidente guineense congratulou-se com os esforços do mediador da CEDEAO, Professor Alpha Condé, pelo encontro desta sexta-feira 07 de outubro de 2016 que constitui uma etapa decisiva no processo sobre o roteiro da implementação do Acordo político para ultrapassar a crise na Guiné-Bissau.
5- Os dois Chefes de Estado exortaram as partes em crise: os partidos políticos, os parlamentares, os representantes da sociedade civil e das confissões religiosas, a participarem ativamente no roteiro negocial que terá lugar em Conakri na próxima terça-feira, 11 outubro de 2016.
6- Após a sua visita, o Presidente da República da Guiné-Bissau expressou seu sincero agradecimento e profunda gratidão ao seu homólogo, ao povo e ao governo Conacri guineense pelo acolhimento fraterno e caloroso que a sua delegação receberam durante a sua visita.
7- Os dois Chefes de Estado saudaram os resultados positivos alcançados durante o encontro;
8- Os dois Chefes de Estado desejaram todo o sucesso para trabalhos do roteiro negocial que vai reunir os atores políticos e institucionais, bem como representantes da sociedade civil e chefes religiosos.
9- Os dois líderes rejubilaram da participação, neste processo sobre roteiro negocial, dos representantes da CEDEAO, da União Africana e das Nações Unidas. Formulam seus votos que o encontro represente o início da implementação do Acordo Político de 10 de setembro de 2016, assinado em Bissau.
10- Além da mediação em curso, os dois Chefes de Estado renovaram seu compromisso de fortalecer os tradicionais laços de fraternidade, de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre os dois países.
Feito em Conakri, 07 de outubro de 2016
Pelo Estado da Pelo Estado da
Rpública da Guiné-Bissau República da Guiné-Conakry
Dr. JOSÉ MÁRIO VAZ PROF. ALPHA COND
Notabanca exorta: Que ideia vai pedir a quem nada tem para dar, senão envolver no processo os interesses do seu próprio país. Muita pena!

Sem comentários:
Enviar um comentário