quinta-feira, 18 de abril de 2024

INCONFORMADOS DO PRS PROMETEM CONGRESSO DO PARTIDO EM 60 DIAS

Os dirigentes inconformados do Partido da Renovação Social (PRS)  afirmam esta quarta-feira que vão realizar Congresso Extraordinário do partido antes de sessenta dias a fim de legitimar seus órgãos.

Francelino Cunha que falava em conferência de imprensa disse que com o falecimento do Presidente eleito no sexto Congresso Ordinário em janeiro de 2023, deixou-se uma vacatura, mas o Presidente interino não está minimamente interessado em realizar a reunião magna e pretende arrastar o assunto para ganhar mais tempo.

"AUTORIDADES MARÍTIMAS SEM CAPACIDADE DE RESOLVER CONFLITOS ENTRE MARINHEIROS E AGENCIADORES"

A ONG,  “Amigos Irmãos dos Homens do Mar” (Airhomar), acusou hoje o Ministério dos Transportes através do Instituto Marítimo Portuário (IMP) de  estarem a afundar o sector, com práticas de negócios na nomeação dos funcionários com base na amizade e etnicidade.

Falando numa conferência de imprensa para esclarecer o sucedido, o Secretário-geral da organização, Januário José Biaguê disse que as autoridades marítimas nacionais já não têm capacidade de advogar os conflitos entre marinheiros e os agenciadores uma vez que existem vários processos pendentes sem resolver.

“Digo isso porque nos diversos atropelos cometidos sobre os marinheiros nacionais, as autoridades marítimas em vez de advogar a favor dos marinheiros que são as vitimas, advogam para as agências”, salientou.

Adiantou que, para acabar com este desmando existente do sector, pediram ao Ministério dos Transportes que corresponda as espectativas  colocando quadros conhecedores da área e que descentralize os poderes.

Segundo ele, não há concursos públicos para o recrutamento do pessoal e a colocação dos funcionários se faz pela amizade.

Januário José Biaguê pediu ao Ministério dos Transportes a empenhar-se na promoção de formação, capacitação e qualificação dos seus trabalhadores, através de criação de Centros de Formação dos Marinheiros e de uma frota nacional de pesca e a elaboração de um Código Maritima para dignificar o sector

Notabanca; 18.04.2024

“LINHA DE APOIO” AOS GUINEENSES  VÍTIMAS DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA TUNÍSIA E LÍBIA

A Secretaria de Estado das Comunidades abriu  uma “Linha de Apoio” às  vítimas de violação dos Direitos Humanos na Tunísia e Líbia, para que as mesmas possam ligar para informar as autoridades da Guiné-Bissau sobre as suas localizações e  situações com finalidade de receber apoio.

A informação consta no Comunicado à Imprensa feita pela Secretaria de Estado das Comunidades a que ANG teve acesso hoje, após ter recebido denúncias de violações de Direitos Humanos por parte de alguns guineenses residentes na Líbia e Tunísia através dos relatos das vítimas, nos vídeos publicados nas redes sociais e chamadas telefónicas.

PJ DETEVE POR CRIMES DE FALSIFICAÇÃO CORRUPÇÃO E AUXÍLIO À EMIGRAÇÃO ILEGAL E BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

A brigada de repressão a delitos económicos da Polícia Judiciária (PJ) deteve quarta-feira, 17 de abril de 2024, três funcionários técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros ligados aos serviços jurídicos e consulares.

Os três técnicos foram presos por suspeita de prática de crimes de falsificação, corrupção e auxílio à emigração ilegal e branqueamento de capitais.

A PJ descobriu o esquema de atribuição dos passaportes aindivíduos que não têm nenhuma ligação com a administração pública e nem sequer têm o direito ao passaporte de serviço.

Os suspeitos emitiam passaportes diplomáticos, de serviço e passaportes especiais a indivíduos em troca de um valor em dinheiro de três milhões e quinhentos (3.500 000) francos CFA.

Os suspeitos serão apresentados ao Ministério Público esta quinta-feira, 18 de abril, para a audição e consequente aplicação de medidas de caução.

Notabanca, 18.04.2024

TGB E RÁDIOS SEM TRANSMISSÕES NA GUINÉ-BISSAU

As rádios e televisões com emissores em Nhacra, na Guiné-Bissau, estão sem transmissões há várias semanas devido a alegados danos causados por um incêndio, que o Governo está a solucionar, disse hoje à Lusa a ministra da Comunicação Social.

Segundo Conceição Évora, o problema afeta a RTP-África, a RDP-África, a Televisão da Guiné-Bissau (TGB), a Rádio Nacional da Guiné-Bissau (RDN) e a emissora francesa RFI, sendo que o sinal das televisões chega aos espetadores, mas apenas àqueles que têm o serviço através de TV cabo ou Internet.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

MADEM G-15 SUSPENDE JOSÉ CARLOS MACHEDO DEPUTADO DO PARTIDO E SECRETÁRIO DE ESTADO DA ORDEM PÚBLICA

O Conselho de Direito do Movimento para Alternância Democrática aplicou a medida de suspensão ao dirigente e deputado de MADEM-G15, José Carlos Macedo Monteiro [ Zé Carlos], acusado de “causar danos graves ao Partido e ao seu Líder, designadamente a sua imagem e funcionamento interno”.


Na nota de culpa emitida ontem,16, a qual a CFM teve acesso, o Conselho de Direito do MADEM-G15 lembrou do encontro que José Carlos Macedo Monteiro teve com os militantes e simpatizantes [do Madem], em Gabú, ao qual, segundo o órgão jurisdicional, “foi largamente difundido, com destaque e protagonismo pessoal, nesse dia e nos dias seguintes, nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais, a nível nacional e internacional”.

De acordo com o Conselho de Direito do MADEM-G15,  o deputado tinha afirmado que ia “constituir movimento para apoiar a eleição do Umaro Sissoco Embaló para o segundo mandato e se sair do Madem, de manhã, o Braima sai à tarde; que ia banalizar o Madem; que abriu-se uma guerra entre ele e o Partido”.

“ Somos de opinião em promover a aplicação da medida de suspensão, prevista no artigo 10°, n° 2, alínea c), dos estatutos, devendo o camarada José Carlos Macedo Monteiro, querendo, apresentar a sua defesa no prazo de dez dias, respondendo à nota de culpa”, decidiu o  órgão jurisdicional do MADEM-G15, em face do “funcionando em matéria disciplinar, nos termos do artigo 10°, n° 1, artigo 12°, alínea a), do Regulamento do CND [ Conselho Nacional de Direito], assim como do artigo 10°, n° 9, dos estatutos, fica, desde já (…),  José Carlos Macedo Monteiro, sujeita a aplicação daquela medida estatutária”.

VENDA DE TABACO VAI SER PROIBIDO NO REINO UNIDO

A venda de tabaco e vaporizadores a quem nasceu depois de 01 de janeiro de 2009-atualmente com 15 anos - vai passar a ser crime no Reino Unido a partir de abril do próximo ano.

A medida foi aprovada na terça-feira à noite pelo Parlamento, e, segundo a secretária de Estado da Saúde e Assistência Social britânica, pretende criar a primeira geração livre de fumo.

GOVERNO E PNUD DE MÃOS DADAS COMBATE À HIV TUBERCULOSE E PALUDISMO NA GUINÉ-BISSAU

O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) e o Governo anunciaram na terça-feira a renovação da parceria de modo à fortalecer a resposta nacional para os casos de HIV, Tuberclose e paludismo no país durante os anos 2024 à 2026.

A informação consta na Nota à Imprensa do PNUD           a que a ANG teve acesso hoje, na qual figura ainda que, vai ser  implementado uma subvenção no valor de 60 milhões de euros proveniente do Fundo Global de Combate à HIV, Tuberculose e paludismo na Guiné-Bissau.

IRMÃ DE KOUMBA YALÁ PEDE MILITARES PARA DEIXAREM DE AMEDRONTAR O POVO E AFASTAREM DA CLASSE POLÍTICA

A Presidente do Movimento Social Democrático, Joana Cobde Nhanca, irmã do antigo Presidente, Koumba Yalá disse não ter dúvida que alguns militares do país, são fator da instabilidade na Guiné-Bissau.

“Estão misturados com milícias da presidendencia da república para amedrontar a população. Homens armados e capuchados invadiram o Supremo Tribunal de Justiça, órgãos de comunicação social e espancaram jornalistas e cidadãos comuns. Estado-Maior não se pronunciou nada até ao momento. Ficou de boca calada, como nada tivesse acontecido,” disse Joana.

DEZ DETIDOS EM OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE PESSOAS NA ALEMANHA

Dez pessoas foram hoje detidas na Alemanha numa operação em oito estados federais contra o tráfico de pessoas, disse o Ministério Público da Renânia do Norte-Vestfália e a polícia federal desse "Land".

A operação visava os membros de um grupo que actuava a nível internacional, indicou em comunicado.

As autoridades alemãs suspeitam que, recorrendo a regulamentos especiais da lei da imigração para mão-de-obra qualificada, o grupo obteve autorizações de residência ilegais para pelo menos 350 cidadãos chineses, que em troca pagaram somas superiores a 100 mil euros.

Cerca de mil polícias fizeram buscas em cerca de 100 propriedades, incluindo dois escritórios de advogados, na Renânia do Norte-Vestefália, Schleswig-Holstein, Hamburgo, Berlim, Hesse, Renânia-Palatinado, Baden-Württemberg e Baviera.

As autoridades detiveram 10 pessoas contra as quais tinham sido emitidos mandados de captura, incluindo dois advogados.

O jornal alemão Bild noticiou que "os dois advogados são os principais suspeitos e terão subornado funcionários de gabinetes de estrangeiros para obterem autorizações de residência para cidadãos ricos da China e de países árabes".

Notabanca; 17.04.2024

terça-feira, 16 de abril de 2024

SEIS BILHÕES FAMILIARES DOS EX-GOVERNANTES CONSIDERAM DE “SEQUESTRO”, AS SUAS DETENÇÕES

Os familiares do antigo ministro das Finanças e do ex-Secretário de Estado do Tesouro, consideram hoje de “sequestro” a detenção dos dois desde 30 de Novembro de 2023, frisando que estão sendo feitos reféns do regime num contexto de total indiferença pelas leis dos direitos fundamentais.

O grito do socorro foi feito em nome das duas famílias pela Tia do ex-Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro durante um encontro com a Liga Guineense dos Direitos Humanos para entre outros solicitar o maior empenho desta organização no caso.

PRESIDENTE EBRAHIM RAISI AMEAÇA "RESPOSTA FEROZ" CONTRA QUALQUER AÇÃO

O Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, afirmou hoje que Teerão responderá "ferozmente" à "mais pequena ação" de Israel contra os seus interesses, após o ataque de sábado contra território israelita, em retaliação pelo bombardeamento do consulado iraniano em Damasco.

"A mais pequena ação contra os interesses do Irão será recebida com uma resposta feroz, generalizada e dolorosa contra todos os responsáveis", disse Raisi ao emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, de acordo com uma declaração publicada pela Presidência iraniana na sua página oficial na internet.

GOVERNO INICIA DISTRIBUIÇÃO DO ARROZ PARA MERCADOS DO PAÍS

O Governo através do Ministério do Comércio anunciou hoje, a distribuição de arroz para regiões a fim de colmatar as dificuldades da população na obtenção deste principal produto de base alimentar.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo diretor-geral do Comércio Externo, numa conferência de imprensa em reação à penúria do arroz que se verifica a nível nacional, particularmente, nas regiões.

Lassana Fati, reconheceu a escassez de arroz nos mercados do interior do país, mas disse que a situação já foi resolvida com abastecimento através de distribuição deste produto para as regiões.

“De fato temos que reconhecer escassez deste produto nalgumas zonas do interior do país enquanto na capital Bissau a situação é outra por isso, estamos, neste momento a fazer a distribuição do arroz para interior a fim de minimizar o sofrimento da população”, garantiu o diretor-geral do Comércio Externo.

O responsável disse enquanto não houver o aumento dos preços, a venda será no preço fixado pelo governo sobre o qual pediu a população para denunciar toda a prática de especulação dos preços.

“Enquanto não houver uma decisão contrária, o preço do arroz é mesmo, 17.500 FCFA a arroz 100% partido (Nhelen) e 22.500 FCFA para o arroz grosso, portanto, pedimos a colaboração da população em denunciar as especulações dos preços”, encorajou Lassana Fati.

Fati considera que a Guiné-Bissau é um país da sub-região que vende o arroz a um custo muito baixo, fato que levou ao aumento do consumo mensal de 12 mil toneladas para 15 à 16 mil toneladas.

“Na sub-região, a Guiné-Bissau é país com menos custo de arroz no mercado interno o que refletiu no aumento do consumo mensal que era 12 mil toneladas para 15 a 16 mil toneladas porque as populações dos países optam para comprar o arroz na Guiné-Bissau”, destacou diretor-geral do Comércio Externo.

Nos últimos dias têm-se circulado relatos nas diferentes regiões do país, a escassez de arroz no mercado do interior do país.

Notabanca; 16.04.2024

MINISTRO PRETENDE  CRIAR UMA COMISSÃO PARA GERIR ORDEM DOS MÉDICOS ATÉ AO CONGRESSO

O ministro da Saúde Pública disse que pretende criar uma comissão para gerir a Ordem dos Médicos até a organização do novo Congresso da organização.

A intenção de Domingos Malú, foi revelada à imprensa após o encontro que os candidatos a liderança da Ordem dos Médicos manteve segunda-feira com mo Presidente da República Úmaro Sissoco Embaló.

DONALD TRUMP NO TRIBUNAL POR SUBORNO DE EX-ATRIZ PORNOGRÁFICA

Começou em Nova Iorque nesta segunda-feira o julgamento do antigo presidente americano, Donald Trump, por ter tentado subornar uma actriz pornográfica em 2016, ainda antes das eleições presidenciais que ele tinha acabado por ganhar. 

Stephanie Clifford, também conhecida como Stormy Daniels, e o ex presidente americano Donald Trump podiam ter negociado o silêncio da primeira para não perturbar a campanha eleitoral do segundo. 

VISTO CPLP MANTÉM-SE ATÉ JUNHO DE 2024

O visto CPLP, criado por Portugal ao abrigo do acordo de mobilidade entre os pares lusófonos, vai manter-se válido até 30 de junho deste ano, segundo o decreto-lei 109/23, de 24 de novembro, aprovado pelo anterior Governo socialista de António Costa. 

O decreto prorroga todos os documentos que caducaram a partir de 25 de novembro de 2023 ou nos 15 dias anteriores àquela data.

IRÃO AVISA QUE RESPONDE “EM SEGUNDOS” COM “ARMAS NÃO UTILIZADAS ATÉ AGORA” A POSSÍVEL RETALIAÇÃO DO ISRAEL

 
As autoridades iranianas alertaram hoje que responderão "em segundos" com "armas não utilizadas até agora" a uma possível retaliação de Israel ao ataque iraniano de sábado com 'drones' e mísseis.
Irão alerta que responderá "em segundos" a possível retaliação israelita

EAGB NÃO SE PAGA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E NEM ALGUNS MATERIAIS

Notabanca; 16.04.2024

segunda-feira, 15 de abril de 2024

GUERRA ENTRE ISRAEL E IRÃO FAZ MUITO FOGO

Intercetados 99% dos mais de 300 drones e mísseis iranianos, diz Israel

 Israel afirmou hoje que 99% dos mais de 300 'drones' e mísseis disparados pelo Irão, no ataque de sábado à noite, foram intercetados, e que a defesa israelita foi um "êxito estratégico muito significativo".
Intercetados 99% dos mais de 300 drones e mísseis iranianos, diz Israel

Teerão disparou 170 'drones', mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos, disse o contra-almirante israelita Daniel Hagari.

VINTE CORPOS EM ESTADO AVANÇADO DE DECOMPOSIÇÃO ENCONTRADO NUM BARCO VINDO DE ÁFRICA

Um grupo de peritos vai examinar a embarcação na segunda-feira e efetuar uma "análise preliminar dos corpos" para confirmar ou descartar a tese de que provém do continente africano, informou a Polícia Federal numa nota enviada à agência de notícias espanhola EFE.
Hoje, equipas das forças de segurança rebocaram para terra a pequena e precária jangada e os cadáveres que se encontravam no seu interior, para uma inspeção detalhada.
A embarcação foi encontrada no sábado na região do Salgado, no estado amazónico do Pará (norte), onde existem várias reservas protegidas e habitada principalmente por comunidades tradicionais que vivem da pesca, do artesanato e da captura de caranguejos.

Pouco depois de a tragédia ser conhecida, um comissário da polícia local disse ao jornal O Liberal que havia "cerca de 20 corpos em avançado estado de decomposição" no barco e afirmou que poderiam ser "refugiados do Haiti", país que atravessa uma grave crise política, social e económica.

No entanto, a Polícia Federal alargou o possível raio de origem da embarcação ao continente africano, onde conflitos armados em alguns países têm provocado um arriscado êxodo migratório em direção à Europa.

No sábado, uma equipa da Polícia Federal, incluindo um grupo de peritos do distrito federal de Brasília, iniciou a sua viagem para o local para "descobrir quem eram as pessoas que estavam no barco".

"O número, a nacionalidade e a causa da morte das vítimas ainda não são conhecidos", informou a polícia em comunicado.

A Polícia Federal brasileira informou que está a investigar o caso "em colaboração com diversos órgãos de segurança pública" do Pará, que também disse ao jornal O Liberal que as vítimas podem ter morrido como consequência de um naufrágio.

Notabanca, 15.04.2024

sábado, 13 de abril de 2024

SEIS MORTOS EM ESFAQUEAMENTO NUM CENTRO COMERCIAL DE SYDNEY

Várias pessoas foram esfaqueadas num centro comercial de Sydney, informou hoje a polícia australiana. Para já sabe-se que há seis mortos, incluindo o atacante.

O ataque correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a zona.

CARTA ABERTA DE FRENTE POPULAR ENDEREÇADA AO PRESIDENTE SISSOCO EMBALÓ

Notabanca; 13.04.2024

AMÉRICA PROIBE IMPORTAÇÃO E VENDA DE MATAIS DA RÚSSIA

O Governo norte-americano proibiu hoje a importação para os Estados Unidos de alumínio, cobre e níquel de origem russa, como parte de sanções adicionais adotadas com o Reino Unido e que visam reduzir as receitas de Moscovo.

"Esta nova ação proíbe a importação de alumínio, cobre e níquel de origem russa para os Estados Unidos e limita o uso de alumínio, cobre e níquel de origem russa no metal global e no comércio não regulado", sublinhou o Departamento de Tesouro dos EUA, em comunicado.

TRÊS MENORES QUE PLANEAVAM ATAQUE TERRORISTA ESTÃO DETIDOS

Três menores suspeitos de estarem a preparar um ataque terrorista com motivação islâmica foram detidos e colocados em prisão preventiva no fim de semana da Páscoa, anunciou hoje a justiça da Alemanha.

Os mandados de detenção dizem respeito a três jovens - duas raparigas de 15 e 16 anos e um rapaz de 15 anos, da Renânia do Norte-Vestefália (noroeste) - suspeitos de terem "planeado um ataque terrorista com motivação islâmica e de terem admitido estarem prontos para o realizar", segundo um comunicado de imprensa do Ministério Público de Düsseldorf (oeste).

PRESIDENTE DE ANINGB ACUSA GOVERNO DE TENTATIVA DE SILENCIAR ATIVIDADES DOS INTERMEDIÁRIOS

O Presidente de Associação Nacional dos Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau (ANINGB), acusou ontem o Governo de tentativa de silenciar os intermediários de negócios na presente campanha de comercialização da castanha de caju d.

O Conselho dos Ministros reunido quinta-feira, aprovou o Projeto Decreto que concede a todos os intervenientes o direito de aquisição direta da castanha junto ao produtor, valendo as respetivas licenças para todo o território nacional.

EX-PRESIDENTE JACOB ZUMA  ACUSA SUCESSOR DE "DESRESPEITAR" JUSTIÇAK

O ex-Presidente sul-africano Jacob Zuma acusou quinta-feira o seu sucessor, Cyril Ramaphosa, de "desrespeitar" a Justiça do país.

Zuma, de 81 anos, falava após comparecer no Tribunal Superior de Gauteng, em Joanesburgo, que adiou para 6 de Agosto uma decisão sobre a acção judicial particular, que interpôs desde o ano passado contra o actual chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa.