Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2025

 MORREU MENINO ALIU BALDÉ

O SONHO INTERROMPIDO: A HISTÓRIA DE ALIU BALDÉ, O MENINO QUE SONHAVA SER JOGADOR DE FUTEBOL E VIU SUA VIDA MARCADA POR UMA TRAGÉDIA

Nascido na região de Bafatá, secção de Cambadju, Aliu Baldé tinha o sonho de se tornar jogador de futebol. No entanto, sua vida tomou um rumo trágico após um acidente ocorrido durante sua infância.

Desde pequeno, Aliu acompanhava as vacas todos os dias, sacrificando sua educação para ajudar em casa. Em um desses dias, durante um momento de descanso, ele tentou procurar folhas para se alimentar, mas acabou sofrendo uma queda grave. O acidente o levou ao hospital, onde, após dois anos de tratamento intensivo no Hospital Nacional Simão Mendes, ele ficou paralisado.

Apesar da tragédia, Aliu manteve sua paixão pelo desporto e hoje é assistido pelo Centro de Reabilitação e Desenvolvimento de Crianças pertencente a AIDA (Ajuda Intercâmbio e Desenvolvimento). Ele possui um computador especial para ajudá-lo em sua vida cotidiana e continua a nutrir o amor pelo futebol, tanto nacional quanto internacional.

Conforme RTB, no dia 21 de dezembro, Aliu foi o convidado especial na final da II edição do torneio organizado pela Academia Demba Sanó, em parceria com a Tagara Academy. Sua presença no evento foi uma inspiração para muitos, mostrando que, mesmo diante das dificuldades, a paixão pelo esporte e a determinação podem continuar a brilhar.

Salienta-se que Aliu recebeu solidariedade de todos os presentes no estádio, destacando-se o empresário de futebol Catio Baldé e a ex-ministra da Juventude, Cultura e Desportos, Indira Cabral, filha de Amílcar Lopes Cabral, pai e fundador da nacionalidade guineense.
Notabanca; 11.06.2025 

Sem comentários:

Enviar um comentário