Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2024

PUTIN REELEITO COM 87% DOS VOTOS NUM ESCRUTÍNIO SEM OPOSIÇÃO

O Presidente russo foi reeleito para mais seis anos no Kremlin com mais de 87% dos votos, num escrutínio sem oposição. Vladimir Putin deixou claro que a Rússia "não se vai deixar intimidar pelos adversários".

Com uma vitória esmagadora em todo o país, Vladimir Putin renova o mandato presidencial por mais seis anos. Quando os primeiros resultados foram anunciados, o Presidente russo falou de uma vitória "consolidada", que torna mais forte o país, onde as regiões ucranianas anexadas também deram a vitória a Putin.

"Quanto aos resultados no Donbass, em Novorossiya, e na Crimeia, já agora, pensava que seriam bons, significativos, positivos, mas que seriam os que vemos hoje, sinceramente, não estava nada à espera. Mas o que é que isto significa? Primeiro, significa que estamos a fazer tudo bem. As pessoas agradecem-nos pelas decisões que tomámos para proteger, e é a principal motivação para todas as nossas ações", defendeu Vladimir Putin.

Numa primeira declaração ao país, o chefe de Estado russo mostrou-se aberto à proposta de Emmanuel Macron, um cessar-fogo da Rússia durante os Jogos de Paris2024. Putin desvalorizou as manifestações levantadas este domingo pelos seus opositores. A participação dos eleitores aumentou ao meio-dia numa ação de protesto contra Putin lançada por Alexei Navalny, pouco antes da sua morte na prisão. A viúva do opositor russo voltou a aparecer em Berlim, para votar e escreveu o nome do marido no boletim de voto. Yuliya Navalnaya defendeu que a oposição russa, em breve, "vencerá".

Estas foram as primeiras eleições durante a guerra na Ucrânia. O presidente russo vence com mais de 87% dos votos, o candidato comunista Nikolay Karitonov com perto de 4%, seguindo-se o candidato liberal Vladislav Davankov e do nacionalista Leonid Slutsky.

Este domingo, Vladimir Putin obteve mais de 87% dos votos depois de uma votação sem oposição. Reeleito para um quinto mandato de seis anos, Vladimir Putin traçou um retrato de uma Rússia “consolidada” pela sua vitória e deixou claro que não se vai deixar “intimidar” pelos seus adversários. O Presidente do Kremlin, no poder há 25 anos, desde 1999, obteve mais de 87% dos votos depois de contados 99% das mesas de voto, segundo a comissão eleitoral.

Vladimir Putin dirigiu-se este domingo aos russos e agradeceu a todos os que foram às urnas e ajudaram a criar as condições para a "consolidação política interna", dois anos depois do início do ataque à Ucrânia e da adopção de sanções sem precedentes pelo Ocidente. “Não importa quem nos quer intimidar, não importa quem nos quer esmagar a nossa vontade ou a nossa consciência. Ninguém conseguiu fazê-lo até hoje e não conseguir fazê-lo no futuro”, garantiu o chefe de Estado de 71 anos.

A presidente da Comissão Eleitoral da Rússia elogiou esta segunda-feira, 18 de Março, o resultado "recorde" de Vladimir Putin, reeleito para seguir à frente do país, no qual recebeu 87,29% dos votos, depois de apuradas 99,75% das urnas. "Quase 76 milhões de pessoas votaram em Putin", afirmou Ella Pamfilova.

Notabanca; 19.03.2024


Sem comentários:

Enviar um comentário