Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2024

LUSO GUINEENSE E MARROQUINO DETIDOS QUANDO CARREGAM DROGA NO PORTO

Um luso-guineense e um marroquino com nacionalidade espanhola, ambos em viver em Espanha, foram detidos, na quarta-feira, a carregar 38 quilos de cocaína para a mala do carro, no Porto.

A droga estava dissimulada em embalagens de um material químico usado na construção civil que o primeiro dos detidos tinha encomendado no Brasil e que foram transportadas para Portugal de avião.

A encomenda contemplava também betumes, frascos de cola e veda e outros materiais para construção civil e quando chegou, no porão de um avião, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levantou algumas suspeitas à Autoridade Tributária e Aduaneira que, logo, alertou a Polícia Judiciária. 

 

Os inspetores confirmaram, de seguida, que dentro dos sacos havia uma segunda embalagem, hermeticamente fechada, que as análises efetuadas mostraram que guardavam cocaína num elevado estado de pureza. Ao todo, a encomenda escondia 38 quilos de droga. 

 

 

Viagem entre Espanha e Porto vigiada

 

Mesmo assim, e no âmbito da estratégia delineada, o material seguiu viagem para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Nesta altura, a PJ já tinha identificado o luso-guineense como autor da encomenda na qual a droga estava dissimulada e localizou-o em Espanha. Depois, através de inspetores da Diretoria do Porto, manteve o suspeito vigiado e, na quarta-feira, seguiu-o durante a viagem que, já na companhia do marroquino com nacionalidade espanhola, aquele fez até ao Porto.

 

Já no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os inspetores deixaram que os dois homens recolhessem o material, o carregassem para a própria viatura e só depois avançaram para a sua detenção. Nesta quinta-feira, ambos já passaram pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto, mas só na sexta-feira serão sujeitos a primeiro interrogatório judicial. 

 

Entretanto, a PJ está a investigar se os dois detidos estavam ao serviço de alguma organização ou atuavam por conta própria.

Notabanca; 27.03.2024

Sem comentários:

Enviar um comentário