sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

GOVERNO AMEAÇA PROCESSAR MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO  POR FECHAREM GTAPE 
Após a ultima decisão do Tribunal Regional de Bissau que nulou decisões do Ministério público, os advogados do Governo da Guiné-Bissau vão intentar uma queixa-crime contra os delegados do Ministério Publico por fecharem o Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e, no entanto, humilhar os técnicos da Nigéria que apoiam no processo do recenseamento.
Domingos Pereira, um dos advogados do governo, exige que sejam devidamente responsabilizados os delegados do ministério público que estiverem envolvidos no processo.
Os advogados explicam que o Governo já nos deu luz verde para intentar uma ação criminal contra as pessoas “de ânimo leve” que decidiram contra tudo que é base legal interromper os trabalhos do GTAPE levando o país a uma situação de grande dificuldade.
Já sobre o GTAPE, a Rádio Sol Mansi (RSM) tem informação da chagada, para ainda esta semana, dos técnicos peritos que irão trabalhar na consolidação dos dados eleitorais permitindo assim a fixação das listas provisorias e abertura de período de reclamação sobre diferentes anomalias, inclusive eventuais recenseados sem impressão digital.
A mesma fonte diz ainda á RSM que o GTAPE irá disponibilizar maquinas para corrigir os erros permitindo assim a fixação da lista definitiva e processo irá ser acompanhado pelos partidos políticos.
Entretanto, no Domingo (13) chega ao país mais uma missão da CEDEAO para consultas com as autoridades nacionais, no âmbito das eleições a serem realizadas a 10 de Março.
Notabanca; 11.01.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário