quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

LÍDER DO CNA DEFENDE CRIAÇÃO DE UM PACTO  PARA FIABILIDADE DAS LEGISLATIVAS DE 10 DE MARÇO 
O líder do Congresso Nacional Africano (CNA) sugere aos partidos políticos, criação de um pacto político pré-eleitoral para garantir fiabilidade do pelito eleitoral de 10 de março.
Numa clara alusão às alegadas irregularidades do processo do recenseamento eleitoral, Braima Djaló “Obama” disse que, o registo dos cidadãos eleitores “foi mal feito” e poderá comprometer as eleições de dez de março, se não há um acordado entre os políticos:
“Quero antes de irmos às urnas, todos os partidos políticos assinarem um pacto de estabilidade política para que ninguém venda depois impugnar as eleições por causa do recenseamento eleitoral,” defendeu Obama.
Sobre o apelo do Presidente da República quanto a realização de um “Referendo Popular”, “Obama” afirma que, José Mário Vaz não tem condições morais e nem políticas para chamar os guineenses para um referendo. Sob pena de colocar o país mais uma vez numa crise política profunda.
“Obama” garante que CNA está preparado para os próximos embates eleitorais. Sublinha que, política é um ato nobre e social. Por isso, ela deve ser feita com coerência e com projetos concretos ao benefício do povo. Daí que apela os políticos para se abdicarem de compra de consciência dos eleitores, igualmente, deixarem de mentir ao povo, sobretudo, no que diz respeito ao preço da castanha de caju, porque segundo ele, o “preço do caju é regulamentado pelo mercado internacional”.


 Ainda, 24 partidos políticos depositaram hoje dossiês no Supremo Tribunal de Justiça para as legislativas de 10 de março.
A Guiné-Bissau tem, no total, 49 partidos políticos legalizados pelo Supremo Tribunal de Justiça. Apenas, a maioria deles fica fora do embate eleitoral.
Lista completa  dos partidos concorrentes:

1. PAIGC
2. CD
3. RBG
4. PDD
5. PJRT-PFD
6. PSD
7. CNA
8. APU-PDG
9. PUN
10. MP
11. FREPASNA
12. APR
13. MADEM-G15
14. PRS
15. MANIFESTO DE POVO
16. PND
17. UPG
18. PCD
19. UM
20. PUSD
21. MDG
22. PRID
23. PALOP
24. MGD
Notabanca; 10.01.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário