quinta-feira, 15 de novembro de 2018

BISSAU E EU AINDA NÃO SE ENTENDE NAS NEGOCIAÇÃO SOBRE ACORDO DE PESCA
O Governo da Guiné-Bissau voltou às negociações do acordo de pesca com a União Europeia (UE) ferente a sexta ronda para debater e avaliar aspectos relacionado com acordo.
A parceria no sector da pesca entre a União Europeia e a Guiné-Bissau terminou em Novembro de 2017 e desde então as partes tiveram dificuldades em chegar a um acordo para a sua renovação.
Contudo as várias negociações, a Ministra das Pescas, Maria Adiato Djaló Nandigna, diz que o país “tudo fará” para que as partes cheguem a um acordo que beneficie a Guiné-Bissau e a União Europeia.
Numa entrevista aos jornalistas sobre a reunião negocial, o chefe da missão governamental, Henrique da Silva, explica que uma negociação exige “muitas coisas” onde as partes defendem as suas ideias para posteriormente chegar a um acordo.
Emanuel Berck, representante da União Europeia ligado ao gabinete que trata dos acordos de pesca, afirma que há uma possibilidade de entendimento sobre as quantias que poderiam justificar o aumento da contrapartida financeira que a Guiné-Bissau exige.
Em caso da assinatura do acordo, permite que navios da Espanha, do Portugal, da Itália, da Grécia e da França pesquem nas águas da Guiné-Bissau e em troca a União Europeia paga à Guiné-Bissau 9,5 milhões de euros, superior ao acordo anterior que rondava os 9,2 milhões por ano.
Notabanca; 15.11.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário