sexta-feira, 16 de novembro de 2018

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO DIZ “NÃO VAI ASSUMIR REMUNERAR NENHUM FUNCIONÁRIO NÃO EFETIVO” 
Jornalistas dos órgãos públicos da Comunicação Social guineense não efectivos têm dias contados nas respectivas instituições. Isto porque, segundo informações saídas do Ministério da tutela, o Governo vai pagar os atrasados salariais de setembro e outubro bem como o novembro em curso e não vai assumir remunerar nenhum outro funcionário não efectivo na Administração Pública até quando for realizado o concurso público de admissão que deverá acontecer no princípio de dezembro próximo.
Muitos dos funcionários em causa já têm mais de 10 anos consecutivos de serviço.

Se a decisão concretizar-se, a mesma irá violar a Lei de Imprensa que fixa o período máximo de um (1) ano de estágio de um jornalista que não tiver formação na área, caso tiver, o estágio não deve ultrapassar seis (6) meses, sob pena das duas condições favorecer automaticamente o estagiário.
De salientar que os órgãos públicos de comunicação social funcionam com mais de 70% de jornalistas e técnicos não efectivos na Função Pública.
Entretanto, segundo Aliu Balde, jornalista do jornal “No Pintcha”, abrangido neste caso, indica que, os funcionários em causa ponderam boicotar os trabalhos, contestando a tal medida do Executivo.

Notabanca; 16.11.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário