quinta-feira, 2 de agosto de 2018

NOVA TABELA SALARIAL NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE A PARTIR DE SETEMBRO
O governo da Guiné-Bissau vai aplicar uma nova tabela salarial aos funcionários públicos a partir de Setembro, anunciou quarta-feira em Bissau o ministro do Trabalho e da Função Pública, Fernando Gomes. 
O ministro, que prestava declarações depois da assinatura de um acordo com os dirigentes da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), adiantou faltarem apenas alguns pormenores que serão alvo de correcção nos próximos dias pelo Ministério da Economia e Finanças.
Fernando Gomes disse que os trabalhadores que recebiam 29 mil francos CFA (47 euros) de salário mínimo mensal passam a receber 50 mil francos CFA (76 euros), um aumento de 72,4% tornado possível “devido a cortes efectuados nos subsídios dos representantes dos órgãos da soberania.”
O governo e a união sindical chegaram a acordo após muitas rondas negociais, depois de sucessivas greves decretadas pela UNTG nos últimos três meses e que paralisaram parcialmente a administração pública guineense.
O secretário-geral da UNTG, Júlio Mendonça, disse esperar do governo o cumprimento do documento firmado e anunciou a suspensão da greve em curso na função pública que devia terminar na próxima semana.
A Guiné-Bissau conta com mais de 30 mil funcionários públicos, segundo o recenseamento de 2014, tendo a anterior revisão salarial tido lugar no ano de 1994.
Notabanca; 02.08.2018        

Sem comentários:

Enviar um comentário