quarta-feira, 8 de agosto de 2018

MAIS DE 10 ANOS DOS ASSASSINATOS DE NINO VIEIRA E TAGME NA WAY JUSTIÇA GUINEENSE NÃO CONSEGUE IDENTIFICAR E PUNIR AUTORES MATERIAIS E MORAIS 
Guiné-Bissau, país onde reina a impunidade. Um país onde não há justiça, não pode haver desenvolvimento.
“CONSEQUÊNCIAS DA INAÇÃO DA JUSTIÇA!
No dia 24 de Maio de 2018, o Tribunal de Justiça da CEDEAO condenou o estado da Guiné-Bissau à pagar uma indemnização no valor de 40 milhões de francos CFA a uma parte da família do malogrado João Bernardo Vieira ex-Presidente da República.
Independentemente de eventuais erros ou vícios deste processo, trata-se de um aviso sério ao estado guineense sobre as suas responsabilidades no combate à impunidade.
É totalmente inaceitável, que volvidos mais de 10 anos dos acontecimentos macabros que culminaram com os assassinatos dos Generais João Bernardo Vieira e Tagme Na Way, a justiça ainda não conseguiu identificar e perseguir os autores materiais e morais de tais atos criminosos.
A inação da justiça guineense nestes e noutros casos de assassinatos políticos, constituem não só numa cumplicidade com a impunidade, mas também traduz numa afronta aos direitos humanos e princípios subjacentes ao estado de direito.
A LGDH congratula-se com esta decisão do Tribunal de Justiça da CEDEAO, e, apela ao Ministério Público no sentido de traduzir à justiça os responsáveis pelos assassinatos políticos de 2008, 2009 e demais outros casos que abalam a memória colectiva dos guineenses.
A impunidade, está a corroer a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas, por isso é urgente agir antes que seja tarde.”
Notabanca; 08.08.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário