quarta-feira, 8 de agosto de 2018

“O JORNALISTA DEVE TER EM CONTA O INTERESSE DO CIDADÃO E DA DEMOCRACIA” 
O jornalista António Pacheco, disse esta segunda-feira (06 de agosto), que a imprensa mundial está a viver um período “muito difícil” devido a fabricação de notícias falsas. 
António Pacheco encontra-se no país para mais uma secção de formação para os jornalistas e correspondentes da Rádio Sol Mansi (RSM) sobre “a cobertura responsável do processo eleitoral - como evitar 'fake news' (notícias falsas) e a manipulação política”.

António Pacheco alerta que o jornalista está cada vez mais afastado da realidade do dia-a-dia, devido a informações publicadas nas redes sociais que fazem com que o papel da média torne ainda mais difícil sobretudo no período das eleições.


 De acordo com Pacheco, os profissionais da comunicação social devem ocupar-se mais com a realidade quotidiana em relação aos interesses dos políticos.


“O jornalista deve ter em conta o interesse do cidadão e da democracia”, considerou.



Segundo António Pacheco para defender uma eleição justa, aberta e verdadeira, o jornalista deve ter a capacidade de estar junto do povo e conhecendo a sua realidade, evitando atuar como político.



Segundo Costa, o jornalista tem que deixar de pensar e atuar com amiguismo ou por religiões e etnias. Tem que pensar a vontade e as necessidades das pessoas que nos rodeiam e que têm a necessidade de transportes e ainda os hospitais que continuam sem condições para tratar as doenças.



“Quando um jornalista começa a ter carros e casas bonitas, perde a distância em relação ao povo; estou a ser talvez um pouco exagerado, mas esta é a realidade porque todos temos a necessidade de mudar a vida mas a melhoria da vida deve começar ao povo e deve começar por nós conseguirmos sacrificar-nos para dar a notícia e a verdade que interessa ao povo”, aconselha.



As eleições legislativas estão marcadas para o dia 18 de novembro próximo e os jornalistas da Rádio Sol Mansi iniciaram, segunda-feira (06), uma seção de formação de cinco dias com o jornalista internacional, António Pacheco, sobre “a cobertura responsável do processo eleitoral - como evitar 'fake news' e a manipulação política”.

Notabanca; 08.08.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário