quarta-feira, 1 de agosto de 2018

NIGÉRIA DISPONÍVEL PARA EMPRESTAR EQUIPAMENTOS ELEITORAIS À GUINÉ-BISSAU 
O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, disse hoje que a Nigéria está disponível para emprestar equipamentos do recenseamento eleitoral, caso o Governo de Bissau o solicite.
Pedro Sambú recebeu hoje o seu homologo nigeriano, Mahmood Yakubu, que se encontra de visita a Bissau, na qualidade de presidente da rede das estruturas de gestão eleitoral nos países da Africa Ocidental (Resao).
Yakubu, que se fez acompanhar de técnicos eleitorais nigerianos, está em Bissau para avaliar aspetos operacionais do processo eleitoral guineense, em particular a nível da CNE local, e identificar os apoios que os parceiros sub-regionais poderão emprestar à Guiné-Bissau. 
De acordo com o presidente da CNE guineense, caso o Governo avance com um pedido, a resposta da estrutura eleitoral da Nigéria será «satisfatória e pronta». 
A delegação liderada por Mahmood Yakubu apresentou às estruturas eleitorais guineenses um modelo de ‘kits' do recenseamento (equipamentos de recolha de dados biométricos de potenciais eleitores) que a Nigéria poderia colocar à disposição de Bissau «num tempo recorde», observou José Pedro Sambú. 
Nottabanca, 01.08.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário