quarta-feira, 9 de maio de 2018

OBAMA QUALIFICA DE GRAVE DECISÃO DE TRUMP DE RETIRAR NO ACORDO NUCLEAR IRANIANO
O antigo Presidente Barack Obama qualificou hoje de "erro grave" a decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo sobre o nuclear iraniano.
Obama considera que tal medida pode prejudicar a credibilidade dos EUA no mundo.
"Penso que a decisão de colocar o acordo em risco sem qualquer violação do acordo pelos iranianos é um erro grave", indicou o ex-presidente dos EUA, numa declaração feita num tom de firmeza.
Sem este acordo, assinado em 2015 após perto de dois anos de negociações internacionais, "os Estados Unidos poderão no final encontrar-se perante uma escolha perdedora entre um Irão com a arma nuclear ou uma outra guerra no Médio Oriente", alertou.

"A realidade é clara", o acordo que é um modelo do que a diplomacia pode conseguir funciona e é no interesse da América, lamentando uma decisão que significa virar as costas aos mais próximos aliados da América".

O acordo foi assinado entre o Irão e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU além dos Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Rússia e a China mais a Alemanha.

"Numa democracia, haverá sempre mudanças de políticas e de prioridades de uma administração para outra mas desrespeitar de modo sistemático os acordos do qual o nosso país é parte pode destruir a credibilidade da América", adiantou Obama.

O ex-presidente defende ainda que os debates nos Estados Unidos se "deviam basear nos factos".

Donald Trump anunciou o restabelecimento das sanções contra a República Islâmica que tinham sido levantadas como contrapartida do compromisso do Irão de que o seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Notabanca; 09.05.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário